Keir Starmer: quem é o provável futuro primeiro-ministro de InglaterraDepois do imprevisível Boris Johnson, do cometa Liz Truss e das polémicas com Rishi Sunak, o eleitorado britânico parece inclinado para um primeiro-ministro menos tempestuoso. O condecorado advogado de direitos humanos chegou tarde à Câmara dos Comuns, mas em menos de 10 anos remodelou o Labour e está a caminho do n.º 10 de Downing StreetFrancisca Ferreira Marques
Desinformação, mentiras e vídeo: como funciona o Chega nas redes sociaisAndré Ventura importou as técnicas modernas da desinformação da direita radical e acentuou a tendência para criar verdades alternativas ou “narrativas” geradoras de perceções, sobretudo contra imigrantes e jornalistas, durante a campanha das europeias. Iqbal, o imigrante do Bangladesh que o abordou, foi alvo de uma campanha de ódio nas redes sociaisVítor Matos
+ELiteratura com ou sem amarras? Em plena era "woke", ninguém tem o dever de ficar ofendidoOnde é que acaba a liberdade para ofender? A pergunta não faz sentido por várias razões. Ninguém tem o dever de ficar ofendido ao ponto de exigir cancelamentos perante livros, estátuas, quadros ou piadasHenrique RaposoAlex Gozblau
+EEntrevista a João Jaime Pires: “Em todas as revoluções, os jovens estão lá. O problema é que os partidos perderam a juventude”É o diretor da Escola Secundária de Camões, uma incubadora de líderes e personalidades relevantes da sociedade portuguesa com mais de um século. Conhece os nomes dos alunos, emociona-se com o que fazem e dizem. Marcado por Soeiro Pereira Gomes, tenta provocar o exercício da cidadania nos futuros integrantes de uma certa elite lisboeta. Em vésperas de partir, fala de uma outra forma de ensinarChristiana MartinsMatilde Fieschi
FisgaAté que os papéis nos separem: os números do divórcio na União Europeia (e em Portugal)Entre os 29 países europeus analisados, Portugal ocupa um lugar na metade inferior da tabela. Em 2022, em cada 1000 casais, só entre sete e oito se divorciaram, o que por comparação com os restantes países é um número relativamente pequenoAna SoromenhoCarlos EstevesCristiano Salgado
OpiniãoGuston ao vivoA violência na História, e na história da arte, era-lhe familiar, das cenas de flagelação medieval às tensões americanas da década de 1960, dos pogroms ao HolocaustoPedro Mexia
OpiniãoMariana Jones e os salteadores do patriarca perdidoSe alguém quiser promover a homossexualidade junto dos jovens, o meio mais eficaz é a literatura infanto-juvenil. Esta miudagem só pensa em ler livrosRicardo Araújo Pereira
Culturas40 anos depois: “Do Fundo do Coração”, o quase apocalipse de Coppola, é uma obra-prima e está de volta ao cinemaHá 40 anos, o musical “One from the Heart” foi a quase ruína de Francis Ford Coppola. Em julho, voltará às salas portuguesas. É uma obra-prima, um filme apaixonante até às lágrimas - e quase arruinou o cineastaJorge Leitão Ramos
CulturasFestival de Almada com Olivier Py, Robert Wilson e Lucinda Childs: o tempo de o teatro falar consigo mesmoÀ 41ª edição, o Festival de Almada mostra o teatro nas suas relações consigo mesmo. Estreia-se Olivier Py e regressam Robert Wilson, Lucinda Childs e Peter SteinJoão Carneiro
VíciosDesign. As cores e as formas de um verão anunciadoHá todo um vocabulário de objectos e produtos que acompanha a estação estival, modulando-se a ritmos vibrantes e animados ou acompanhando ciclos de descanso e calmaGuta Moura Guedes
Clara Ferreira AlvesLa France, La FranceA versão piedosa e de esquerda do imigrante com uma cultura alternativa nunca pegou em França
Ana SoromenhoCarlos EstevesCristiano SalgadoAté que os papéis nos separem: os números do divórcio na União Europeia (e em Portugal)Entre os 29 países europeus analisados, Portugal ocupa um lugar na metade inferior da tabela. Em 2022, em cada 1000 casais, só entre sete e oito se divorciaram, o que por comparação com os restantes países é um número relativamente pequeno
Luciana LeiderfarbDe Espinho para o mundo: como nasceu 'De Portugal Eu Sou', o hino não oficial de Portugal no Euro 2024Começou a soar baixinho em Espinho e em meses tornou-se presença habitual em estádios e pavilhões um pouco por todo o Portugal. Letra mais simples não haverá e o Euro 2024 já se rendeu ao lusitano lá lá lá. Segunda-feira, há novo concerto na digressão pela Alemanha e é certa a animação na bancada, a fazer tudo para garantir que Portugal ganha
João PachecoA erótica dança de MapplethorpeEm 2024, é pacífico incluir Robert Mapplethorpe (1946-1989) entre os fotógrafos mais marcantes do século XX. Mas em 1979, esta era uma obra ainda pouco reconhecida e criticada por sacudir os limites entre arte, erotismo e pornografia, com o homoerotismo e o sadomasoquismo em particular a enervar alguns críticos de arte
Luís Pedro NunesQual o drama das alterações climáticas?Vem aí 6ª grande extinção. Bastam umas dezenas de milhões de anos para a vida exuberante voltar. Calma nisso
Francisca Ferreira MarquesKeir Starmer: quem é o provável futuro primeiro-ministro de InglaterraDepois do imprevisível Boris Johnson, do cometa Liz Truss e das polémicas com Rishi Sunak, o eleitorado britânico parece inclinado para um primeiro-ministro menos tempestuoso. O condecorado advogado de direitos humanos chegou tarde à Câmara dos Comuns, mas em menos de 10 anos remodelou o Labour e está a caminho do n.º 10 de Downing Street
Vítor MatosDesinformação, mentiras e vídeo: como funciona o Chega nas redes sociaisAndré Ventura importou as técnicas modernas da desinformação da direita radical e acentuou a tendência para criar verdades alternativas ou “narrativas” geradoras de perceções, sobretudo contra imigrantes e jornalistas, durante a campanha das europeias. Iqbal, o imigrante do Bangladesh que o abordou, foi alvo de uma campanha de ódio nas redes sociais
Henrique RaposoAlex GozblauLiteratura com ou sem amarras? Em plena era "woke", ninguém tem o dever de ficar ofendidoOnde é que acaba a liberdade para ofender? A pergunta não faz sentido por várias razões. Ninguém tem o dever de ficar ofendido ao ponto de exigir cancelamentos perante livros, estátuas, quadros ou piadas
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Gonçalo M. TavaresMúsica, Sofrimento, ImagensDe novo, a questão dos extraterrestres. Se existem, como detetá-los? Pelos olhos, pelo ouvido, pelo tato?
Jorge Leitão Ramos40 anos depois: “Do Fundo do Coração”, o quase apocalipse de Coppola, é uma obra-prima e está de volta ao cinemaHá 40 anos, o musical “One from the Heart” foi a quase ruína de Francis Ford Coppola. Em julho, voltará às salas portuguesas. É uma obra-prima, um filme apaixonante até às lágrimas - e quase arruinou o cineasta
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Paulo André CecílioMatilde Fieschi30 anos depois do desastre que parou o Brasil, a música e o humor dos Mamonas Assassinas estão de regressoTragicamente desaparecidos num desastre de avião, em 1996, no pico da sua popularidade, os brasileiros Mamonas Assassinas são recordados agora - em filme e nos palcos. Viva o riso
José Mário SilvaLivros: Partindo das histórias do avô, Sandro William Junqueira escreve verdades até elas se tornarem uma bela ficçãoSandro William Junqueira partiu das histórias do seu avô materno — figura literária excelentíssima — para em “Emídio e Ermelinda” criar uma máquina ficcional de enorme potência, agilidade e rasgo
Rui LagartinhoLivros: “Velar por Ela”, ou quando Jean-Baptiste Andrea é quase escultorJean-Baptiste Andrea escreveu “Velar por Ela” e ganhou o Goncourt em 2023. A história de um escultor no turbulento século XX italiano
Pedro MexiaLivros: Discutir a arte com Eduardo Paz Barroso“O Coração do Assunto”, de Eduardo Paz Barroso, reúne textos sobre artes, filmes e romances, de Bénard da Costa a Manoel de Oliveira e Agustina Bessa-Luís
Luís M. FariaLivros: O Camões pessoal de Frederico LourençoEm “Camões — Uma Antologia”, o classicista Frederico Lourenço propõe um itinerário pelos versos do autor de “Os Lusíadas”, discutindo a receção crítica ao poeta e explorando as suas raízes clássicas
Francisco FerreiraCinema: “A Besta”, com Léa Seydoux. Onde estão as emoções na era do simulacro?Melodrama vibrante, “A Besta” põe a girar à sua volta outros géneros cinematográficos — e traz um papel soberbo de Léa Seydoux. Falámos com o realizador Bertrand Bonello
José Paiva CapuchoEm “House of The Dragon”, as crianças (não) são o melhor do mundo: são carne para dragãoA segunda temporada de “House of the Dragon”, o spin-off de “A Guerra dos Tronos”, traz uma guerra civil entre os Targaryens e os Hightowers. São óbvios os paralelismos com as guerras de hoje, onde as vítimas mais mediatizadas, sem defesa ou culpa, são as infantis
João LisboaAinda bem que Arooj Aftab não quer ser uma deusa sufi: “Night Reign” é um álbum como ela querA artista paquistanesa-americana recusa fazer um “ensaio etnográfico” e prefere deixar à vista uma rede de ligações. Em “Night Reign” há barroco oriental, repouso harmónico e voos desordenados
Lia PereiraAmor e sexo, perda e doença mental: ao quarto álbum, Marika Hackman respira fundoLançado após uma crise criativa que a pandemia agudizou, “Big Sigh” é o quarto álbum de Marika Hackman. Um disco cativante que convida a repetidas escutas
Ana RochaMúsica: a alegria interior de András Schiff no Festival de SintraO Festival de Sintra deu carta-branca ao pianista húngaro András Schiff, que a 23 de junho, no Centro Cultural Olga Cadaval, interpretou repertório de J. S. Bach e Mozart com clareza meditativa e perfeição pianística
Ana RochaMúsica: Ode a Madalena Lombardini Sirmen“Tartini’s Letter”: o ritmo encantatório de seis duetos assinados pela compositora veneziana Madalena Lombardini Sirmen (1745-1818), numa gravação realizada na Casa de Mateus com as exímias violinistas búlgaras Iskrena Yordanova e Zefira Valova
Rui Miguel AbreuOs essenciais Broadcast no âmbar de uma história que não chegou a acontecerReunindo pistas para um disco interrompido pela morte de Trish Keenan em 2011, “Spell Blanket” é permeado por folk, pop barroca e ácida dos anos 60 e apontamentos de eletrónica artesanal. Música preservada em âmbar
Claudia Galhós30 anos de dança de João Fiadeiro: do punk à desautorizaçãoUma retrospetiva chamada “Introspectiva” e um ciclo de performances visitam no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, 30 anos de carreira de João Fiadeiro, nome de referência na Nova Dança Portuguesa
Cristina MargatoTeatro: Luís Castro viaja até “Finisterra”, o retrato que Carlos de Oliveira fez de uma família em decadênciaLuís Castro abre o último romance do escritor neorrealista, “Finisterra — Paisagem e Povoamento”. O resultado, entre a performance e a instalação, pode ser visto no Gabinete de Curiosidades Karnart, em Lisboa, de 2 a 20 de julho
José Luís PorfírioExposições: Um mergulho sensual (e têxtil) nos painéis de Almada Negreiros para a Gare Marítima de AlcântaraNo Museu da Tapeçaria de Portalegre, um contacto corpo a corpo com a versão têxtil da Grande Decoração Mural para a Gare Marítima de Alcântara, de Almada Negreiros
Pedro MexiaGuston ao vivoA violência na História, e na história da arte, era-lhe familiar, das cenas de flagelação medieval às tensões americanas da década de 1960, dos pogroms ao Holocausto
Guta Moura GuedesDesign. As cores e as formas de um verão anunciadoHá todo um vocabulário de objectos e produtos que acompanha a estação estival, modulando-se a ritmos vibrantes e animados ou acompanhando ciclos de descanso e calma
Fortunato da CâmaraRestaurantes. No Voraz, difícil é saber o que não comerNo Barreiro, um balcão no mercado dá um recital de cozinha. Apenas a pastelaria sai anasalada
João Paulo MartinsVinhos. A arte de conservar as castasPortugal era um país muito rico em castas, mas hoje são sempre as mesmas que se plantam, independentemente da região. Ficámos a perder em variabilidade genética e muitas variedades antigas foram morrendo. Íamos batendo no fundo, mas, em boa hora, os cientistas da vinha puseram em marcha um programa de conservação das castas e dos clones que delas se conheciam
Hugo SénecaTecnologia. Um tablet para melómanosParece um ‘tablet’, mas quem conhece o Tab Plus possivelmente dirá que é um conjunto de colunas
Ricardo Araújo PereiraMariana Jones e os salteadores do patriarca perdidoSe alguém quiser promover a homossexualidade junto dos jovens, o meio mais eficaz é a literatura infanto-juvenil. Esta miudagem só pensa em ler livros