Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. Foi professor do Ensino Secundário. Começou a escrever profissionalmente sobre cinema, em 1975, passou pelo "Expresso", "Jornal Novo", "Se7e", "Diário de Lisboa", retornou ao "Expresso" em 1988 e por cá tem estado. Também fez rádio e televisão. Escreveu vários livros sobre cinema português e espera escrever mais.
O remake de “A Pequena Sereia”, com atores de carne e osso, estreia-se esta quinta-feira. O filme faz parte da atual estratégia da Disney, que decidiu refazer os ‘velhos’ filmes de animação agora em imagem real
A estreia da série “Atração Fatal” na SkyShowtime vem lembrar-nos um filme que fez furor há mais de 30 anos. O título mantém-se, mas a produção é muito diferente
“Mal Viver”, Prémio do Júri em Berlim, e o seu reverso “Viver Mal” chegam esta quinta-feira às salas. Um olhar impiedoso sobre mães que secam a vida daqueles que geraram. O olhar cinematográfico de João Canijo
Fernando Vendrell realiza a adaptação cinematográfica do livro “De Profundis, Valsa Lenta”, de José Cardoso Pires, com Rui Morisson, Natália Luiza e Maria João Bastos nos principais papéis. O crítico Jorge Leitão Ramos dá três estrelas ao drama e enaltece uma rábula solitária de Rogério Samora, a última que nos deixa
“O Rei Perdido”, de Stephen Frears, é um filme caloroso sobre uma mulher comum a perseguir um sonho: descobrir uma tumba, restituir a dignidade a Ricardo III
Carlos Conceição realiza o drama, com João Arrais, Anabela Moreira e Gustavo Sumpta nos principais papéis. O crítico Jorge Leitão Ramos dá três estrelas à coprodução luso-angolano-francesa
Quatro décadas de guerras em Angola pelo olhar mágico de José Miguel Ribeiro, cineasta português de animação que consegue fazer um filme africano. “Nayola” é um milagre
“Este é um filme sobre o qual as pessoas hão de discutir, enquanto filmes houver”, escreveu Pauline Kael, na “New Yorker”, em 1972. Tinha razão. Aqui estamos nós, 50 anos depois, com “O Último Tango em Paris”
Filme de animação, criado com a técnica do stop motion - em que bonecos articulados são movidos e fotografados milímetro a milímetro para darem a ilusão do movimento -, atravessa um século. Estreia-se esta quinta-feira nas salas de cinema nacionais