2016
Espinho inspirado
Foi nesta cidade nortenha que tudo começou, no antigo Estádio Comendador Manuel Violas — hoje abandonado — quando os Desnorteados, a claque do Sporting de Espinho, entoou a versão original do cântico que hoje ecoa nas bancadas alemãs. Na altura, ouvia-se ‘Desnorteado Eu Sou’...
2016
Sopros nos estádios
De acordo com o jornal “A Bola”, passa a ser habitual que, a acompanhar os Desnorteados, apareça uma ‘banda’ de estudantes de uma escola de música de Espinho a tocar o saxofone alto e o trombone.
2017
Contágio no Porto
No Campeonato Nacional de Seniores, o Sporting de Espinho defrontou o Canelas, onde jogava Fernando Madureira, ex-líder dos Super Dragões. Bastou isso para que, pouco tempo depois, a claque do Futebol Clube do Porto se apropriasse da toada.
2017
Portugal rendido
O ‘Desnorteado Eu Sou’ espalha-se pelo país e, em estádios e pavilhões, sem importar a modalidade, surgiram novas versões. A única mudança: o nome do clube a abrir.
2024
Vira a letra e toca o mesmo
Logo no jogo de estreia de Portugal no Euro, em que o país venceu a Chéquia por 2-1, foi possível escutar uma versão atualizada da canção nascida há oito anos em Espinho. Desta feita, o refrão clama: “De Portugal Eu Sou”.
2024
De Portugal somos
No segundo jogo do Euro, contra a Turquia, os portugueses presentes no estádio de Dortmund estavam em minoria, mas mesmo assim foi claro que entoaram o cântico, vencendo 3-0.
2024
Invasão das redes
O cântico propagou-se pelas redes sociais, encantando o X, onde as referências surgiram em várias línguas. O jornalista Phil Kotromilides escreveu: “Uma atuação absolutamente lendária dos adeptos portugueses. Superaram completamente os 60 mil turcos. Acho que vou cantar isto enquanto durmo!! ‘Sou de Portugal, eu sou!!!’”
2024
Soma e segue?
Nesta segunda-feira, Portugal volta a entrar em campo nos oitavos de final, contra adversário ainda desconhecido à hora do fecho desta edição. E os adeptos regressam às bancadas com uma canção que já fez história.