Estas são as propostas do Expresso para esta semana. Aproveite o melhor da cultura para os próximos dias.
Livros
António Pedro Ferreira
Feira do Livro de Lisboa Parque Eduardo VII, Lisboa,de 25 de agosto a 11 de setembro Anunciada como a maior de sempre, contará com 340 pavilhões de 140 participantes, tem a Ucrânia como país convidado. Será a última edição da feira a decorrer fora do calendário habitual, retomando-se em 2023 as datas pré-pandemia - anteriores ao verão.
Ingeborg Bachmann (1926-1973) foi uma escritora e poeta austríaca. “Malina”, de 1971, estava destinado a ser o primeiro volume de uma trilogia sobre “formas de morte”
A História de Todos e de Cada Um Gertrude Stein Dois Dias Edições, 2022, 176 págs., €15 Três textos de Stein: o romance “Ida” (de 1940, publicado em 1941), os poemas “Catorze Retratos Anónimos” (de 1923, publicado em 1934) e o ensaio “A Gradual Feitura de ‘A Feitura dos Americanos’” (redigido em 1934, publicado no ano seguinte).
Cena de rua de Lisboa no início dos anos 50: os jovens ardina e engraxador servindo um cavalheiro de classe média
O Agente das Sombras De Mark Williams Liam Neeson é Travis Block, um homem — que trabalha de forma independente para o governo na extração de agentes infiltrados — que descobre um programa secreto que ataca cidadãos comuns. A situação complica-se quando a filha e a neta também são ameaçadas. Em estreia.
Três Pais-Galinha De Marc Rothemund As filhas de Arthur, Kalle e Yus estão apaixonadas, mas os três cunhados não concordam com as suas novas paixões e farão tudo o que estiver à sua disposição para inviabilizar as relações. Em causa estão um ativista político instável, um fotógrafo de nus e um homem com companhias duvidosas. Em cartaz.
O Joelho de Ahed De Nadav Lapid Filme da seleção oficial de Cannes 2021, vencedor do Prémio do Júri, conta a história de um cineasta israelita que chega a um vilarejo remoto no deserto para exibir um dos seus filmes. Acaba por envolver-se em duas batalhas de monta: a liberdade no seu país e a morte de uma mãe. Em exibição.
Tralala De Jean-Marie Larrieu e Arnaud Larrieu A vida de Tralala (interpretado por Mathieu Amalric) podia estar bem melhor. Cantor e compositor à beira da ruína, conhece uma mulher que acredita ser a Virgem Maria com uma mensagem enigmática: “Sobretudo, não sejas tu próprio.” Será exímio no cumprimento desse conselho tornado missão. Em sala.
Festival Connect for Ukraine Estádio Mário Wilson, Oeiras, de 24 a 27 Com fins solidários, começa quarta-feira, Dia da Independência da Ucrânia, com atuações da Orquestra Ibérica e da cantora ucraniana Anna Trincher (na foto), seguindo depois com concertos de, entre outros, Luís Represas (quinta), de Cláudia Leitte e dos artistas ucranianos Dzidzio, Iryna Fedyshyn e Oleksandr Ponomariov (26), HMB e Áurea (27).
Natiruts Casino Estoril, dias 25 e 26, 21h30 A banda brasileira de reggae Natiruts regressa a Portugal trazendo consigo um currículo com mais de 25 anos e um álbum, “Good Vibration Vol. 1”, editado no ano passado, que conta com colaborações de Ziggy Marley e Carlinhos Brown.
Manifestação de organização neonazi no estado norte-americano da Geórgia, em 2018
Festival do Crato Campo 1º de Maio, Crato, de 23 a 27 O Festival do Crato regressa com uma programação musical que arranca terça-feira com a brasileira Paula Fernandes. Depois há Gabriel, o Pensador (quarta), Miguel Araújo (quinta), a britânica Jessie J (dia 26) e os escoceses The Jesus and Mary Chain (na foto; dia 27).
Iggy Pop: mais de meio século de rock and roll no corpo. Atua dia 27
Animais Museu da Marioneta, Lisboa,até 27 de novembro O animal é uma presença capital no domínio do teatro de marionetas. Apresenta-se mais de uma centena de figuras, da máscara animal até à cena em que a presença do animal é central. Grande parte das peças pertence às reservas do museu e à coleção de Francisco Capelo.
“Estou Nervosa”, de Joana Ramalho: uma escrita contida que, a cada passo, pode transformar-se no seu contrário
Francis Graça: Dança, Esplendor e Sombras Museu Nacional do Teatro e da Dança, Lisboa, até 4 de setembro Francis Graça (1902-1980) é uma figura capital para entendermos a história da dança profissional em Portugal. Esta exposição, com curadoria de Luísa Roubaud, é uma valiosa introdução à obra e à vida deste artista singular.
Light of Seduction Milan Swolfs Leica Gallery, Porto, até dia 30 Últimos dias para ver esta exposição do artista belga Milan Swolfs, que retrata a imagem feminina ao estilo de Hollywood dos anos 20 e 30 do século passado, inspirado nas técnicas de iluminação usadas pelos mestres holandeses Rembrandt e Vermeer.