Setúbal: “Uma página histórica” da democracia... acompanhada por protesto silencioso
TIAGO MIRANDA
O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, inaugurou esta quinta-feira a exposição e o banco Expresso, que assinalam 50 anos da história do jornal. Os Bombeiros Sapadores de Setúbal aproveitaram o momento para relembrar uma luta antiga.
Marina Almeida e Tiago Miranda
Está na Av. Luísa Todi, no centro de Setúbal, a exposição que assinala meio século do Expresso. De 1973 a 2023, as 50 primeiras páginas alinham-se na praça central, terminando a exposição junto ao banco Expresso. A exposição e o banco foram hoje inaugurados por André Martins, autarca da cidade da foz do Sado.
“É uma página histórica destes 50 anos. Um ano sem democracia, 49 anos com democracia que o Expresso representa, atravessou este tempo todo” sublinhou o presidente da Câmara Municipal no final da visita guiada pelo diretor do jornal, João Vieira Pereira.
O autarca lembrou o fundador do jornal, Francisco Pinto Balsemão, salientando “a coragem que teve de lançar este projeto editorial antes do 25 de Abril e conseguir trazê-lo até aos nossos dias, com um grupo de media de sucesso”. Para André Martins, “estes apontamentos que são as 50 capas do Expresso são uma forma de os setubalenses relembrarem aquilo que foi uma trajetória destes 50 anos desta vida coletiva”.
As cerimónias foram acompanhadas de perto pelo protesto silencioso dos Bombeiros Sapadores de Setúbal, mostrando duas faixas, reivindicando direitos laborais. Os bombeiros acompanharam toda a visita, explicando no final que estão em greve há onze meses, assegurando serviços mínimos, o que pode pôr em risco a assistência na cidade e no concelho. O autarca disse estar solidário com o protesto, dizendo que a resolução dos “problemas graves” dos bombeiros de Setúbal dependem de uma iniciativa do governo de alterar a legislação relativa aos bombeiros profissionais.
João Vieira Pereira, diretor do Expresso, André Martins, presidente da câmara de Setúbal,Mónica Balsemão, diretora de Marketing, Comunicação e Criatividade e Paulo Miguel dos Reis, administrador da Impresa
TIAGO MIRANDA
Setúbal é a 16ª escala da exposição Expresso 50 anos na sua itinerância pelas capitais de distrito pelo País. Encontra os múpis com as 50 primeiras páginas do semanário (uma por cada ano de publicação), na Praça Central da Av. Luísa Todi. Em cada primeira página do jornal pode aceder, através dos códigos QR, aos podcasts elaborados pelos jornalistas do Expresso recordando o que de mais relevante se passou em cada um destes 50 anos de história do País e do mundo. O acesso à exposição é gratuito e sem limite de horário.
O Banco de leitura Expresso ficou instalado junto à exposição. Tem ligação wi-fi gratuita e permite o acesso aos exclusivos do jornal durante um ano.
A exposição Expresso 50 anos está a percorrer todo o país. Começou em Lisboa. Seguiram-se as cidades de Santarém, Portalegre e Castelo Branco, Guarda, Bragança, Vila Real, Coimbra, Viseu, Leiria, Braga, Viana do Castelo, Évora, Beja e Faro. Nos próximos dois meses vai continuar a percorrer as restantes capitais de distrito, num convite à leitura, à celebração do jornalismo, e à descoberta da história. Com a exposição será inaugurado o Banco Expresso, que ficará como marca desta iniciativa em cada cidade.
Este projeto é possível graças ao apoio dos patrocinadores: Altice, BPI, Hyundai, JC Decaux e Navigator. O banco é possível graças ao apoio da Antarte.
Exposição está na Av. Luísa Todi, no centro de Setúbal