Expresso 50 anos

Expresso 50 anos em Vila Real: "um jornal que faz parte da família"

Expresso 50 anos em Vila Real: "um jornal que faz parte da família"
NUNO BOTELHO

A exposição interativa e o Banco Expresso foram hoje inaugurados em Vila Real, pelo presidente da Câmara, Rui Santos. Um momento para viajar na história, do país e de cada um.

Marina Almeida

“O jornal Expresso faz parte da nossa vida coletiva, é algo muito relevante ter aqui esta exposição. Todos os que tiverem oportunidade de a visitar, e serão com certeza muitos, poderão recordar o que se passou na nossa vida desde 73 até aos dias de hoje observando as capas do Expresso porque a ligação sentimental, histórica, do Expresso com os portugueses é muito íntima”, disse o autarca de Vila Real, Rui Santos, poucos minutos depois de cortar a fita com que simbolicamente inaugurou a exposição dedicada aos 50 anos do jornal.

O autarca fez depois uma visita guiada pelo diretor João Vieira Pereira a cada uma das 50 capas. Instalada junto ao Teatro Municipal da cidade, a exposição interativa está na próxima semana e meia à espera dos visitantes da região transmontana.

A cada passo, o pretexto para recordar temas antigos, outros que continuam atuais. “Vemos estas capas e identificamo-nos com quase todas”, referiu. “Praticamente todos aqueles jornais eu tive oportunidade de ler, de pensar, de analisar o país a partir do Expresso. Faz parte da família”, enfatizou Rui Santos.

Seguiu-se a inauguração do Banco Expresso, que fica junto à Biblioteca Municipal Dr. Júlio Teixeira, a caminho da Universidade de Vila Real. Guilherme Soares, administrador do grupo Impresa, acompanhou as cerimónias oficiais, bem como uma comitiva de autarcas e populares.

Rui Santos, João Vieira Pereira e Guilherme Soares na inauguração da exposição em Vila Real
NUNO BOTELHO

Vila Real é a sétima escala da exposição Expresso 50 anos na sua itinerância pelas capitais de distrito pelo País. Junto ao Teatro Municipal de Vila Real os múpis com as 50 capas do semanário, uma para cada ano de publicação, contam a história do país e do mundo. Em cada capa encontra um código QR, que dá acesso aos podcasts elaborados pelos jornalistas do Expresso recordando o que de mais relevante se passou em cada um destes 50 anos. O acesso é gratuito e sem limite de horário.

O Banco Expresso ficou a partir de hoje junto à Biblioteca Municipal de Vila Real. Tem ligação wi-fi e permite o acesso aos exclusivos do jornal durante um ano.

A exposição Expresso 50 anos está a percorrer todo o país. Começou em Lisboa. Seguiram-se as cidades de Santarém, Portalegre e Castelo Branco, Guarda e Bragança. Nos próximos meses vai percorrer mais 11 capitais de distrito, num convite à leitura, à celebração do jornalismo, e à descoberta da história. O Banco Expresso ficará como marca desta iniciativa em cada cidade.

Este projeto é possível graças ao apoio dos patrocinadores: Altice, BPI, Hyundai, JC Decaux e Navigator. O banco é possível graças ao apoio da Antarte.

O Banco Expresso fica junto à Biblioteca Municipal
NUNO BOTELHO

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas