Guarda: Expresso comemora os 50 anos a 1056 metros de altitude
Ana Baiao
Francisco Pinto Balsemão e o autarca da cidade inauguraram hoje a exposição dos 50 anos do Expresso, bem como o banco com ligação wi-fi na Guarda. É a quinta capital de distrito a receber as comemorações de meio século do jornal.
Marina Almeida
“Esta é a primeiríssima”, disse Francisco Pinto Balsemão, chairman do grupo Impresa e fundador do Expresso perante a capa de 1973. Acabara de cortar a fita azul que oficialmente inaugurou a exposição dos 50 anos do Expresso na Guarda, a cidade mais alta de Portugal.
Instalada na Praça Luís de Camões, também conhecida por Praça Velha, a mostra foi inaugurada pelo fundador do Expresso e pelo presidente da câmara, Sérgio Costa.
"Ao passarmos pela exposição visitamos, recordamos, muitas das grandes notícias que foram os últimos 50 anos de evolução democrática deste país", sublinhou o autarca, destacando “a contribuição do Expresso para o desenvolvimento económico, social e democrático”.
A exposição está na praça onde o bisavô de Francisco Pinto Balsemão, Francisco António Patrício, viveu. Uma casa, atualmente em ruínas, mas com um projeto de reabilitação no horizonte, Sérgio Costa não quis adiantar o que vai receber aquele imóvel de que apenas restam as paredes de granito, garantindo que será preservada a arquitetura.
Depois da visita guiada às 50 capas pelo diretor do Expresso João Vieira Pereira, a comitiva que se juntou no coração da cidade, aos pés da Sé da Guarda, seguiu depois pela Rua do Comércio, encaminhando-se até ao Jardim José Lemos, onde foi inagurado o Banco Expresso.
Sérgio Costa e Francisco Pinto Balsemão
Ana Baiao
João Vieira Pereira, Francisco Pinto Balsemão, Sérgio Costa e Mónica Balsemão no Banco Expresso
Ana Baiao
A Guarda é a quinta capital de distrito a receber a exposição Expresso 50 anos. Na Praça Luís de Camões estão os múpis com as 50 capas do semanário, uma para cada ano de publicação. Em cada capa do jornal encontra um código QR, acessível através do telemóvel, que dá acesso a podcasts elaborados pelos jornalistas do Expresso, e que dão acesso ao que de mais relevante se passou em cada um destes 50 anos de história do País e do mundo.
O Banco Expresso tem ligação wi-fi e permite o acesso durante um ano aos exclusivos do jornal.
A exposição Expresso 50 anos está a percorrer todo o país. Começou em Lisboa. Seguiram-se as cidades de Santarém, Portalegre e Castelo Branco. Nos próximos meses vai percorrer mais 13 capitais de distrito, num convite à leitura e à descoberta da história. Com a exposição será inaugurado o Banco Expresso, que ficará como marca desta iniciativa em cada cidade.
Este projeto é possível graças ao apoio dos patrocinadores: Altice, BPI, Hyundai, JC Decaux e Navigator. O banco é possível graças ao apoio da Antarte.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes