Expresso 50 anos

Beja: Uma "exposição extraordinária" sobre a história com que as novas tecnologias permitem interagir

Beja: Uma "exposição extraordinária" sobre a história com que as novas tecnologias permitem interagir
José Fernandes

O presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, inaugurou a exposição e o Banco Expresso. Uma viagem na história, para conhecer até 8 de agosto.

Marina Almeida

A principal via pedonal de Beja acolhe desde esta quinta-feira a exposição dos 50 anos do Expresso. As 50 primeiras páginas do jornal alinham-se na Rua Capitão João Francisco de Sousa, até ao Jardim do Bacalhau, onde ficou o Banco Expresso. À sombra.

É uma exposição extraordinária sobre a história, que nos permite através das novas tecnologias disponibilizadas em cada um dos painéis, interagir não só sobre a capa de cada um dos jornais, mas sobre todo o ano civil de cada capa”, disse Paulo Arsénio, presidente da Câmara Municipal de Beja.

Paula Santos, diretora-adjunta do Expresso, guiou a visita pela exposição. O autarca de Beja esteve atento a cada ano representado, numa viagem pela memória: “Mais do que uma exposição do Expresso, é uma exposição pela história de Portugal e do mundo e dos grandes acontecimentos internacionais. Para mim, que tenho mais um ano que o Expresso, os primeiros anos transportam-me para um ano em que eu era muito pequenino e que não vivenciei diretamente, e depois traz à memória os acontecimentos mais recentes”, disse Paulo Arsénio.

O Banco Expresso ficou instalado junto à cabine de leitura da Biblioteca Municipal José Saramago. A diretora de Marketing, Comunicação e Criatividade, Mónica Balsemão, fez uma doação de livros para equipar este espaço de leitura, situado no centro da cidade.

Banco Expresso ficou no Jardim do Bacalhau: Ao autarca de Beja juntaram-se a diretora-adjunta Paula Santos, o diretor de arte Marco Grieco, a vereadora da Educação da autarquia, Marisa Saturnino, e a presidente da Assembleia Municipal, Maria Casa Nova
José Fernandes

Oferta de livros marca 50 anos do Expresso em Beja

A comitiva seguiu depois para a Biblioteca José Saramago, onde a exposição Eu e o Expresso domina o átrio principal. Oportunidade para encontrar umas caras conhecidas - Paulo Arsénio logo encontrou António Zambujo e José Luís Peixoto, com quem jogava matraquilhos na universidade Nova, em Lisboa. Inaugurada a exposição, Mónica Balsemão ofereceu um conjunto de livros editados pelo Expresso - “obras inéditas de tiragens muito limitadas”, referiu -, o livro dos 50 anos do jornal e uma assinatura para acesso à edição online. O autarca de Beja aproveitou a oportunidade para oferecer um conjunto de guias do concelho e um livro dedicado a Mariana Alcoforado.

Oferta de livros na Biblioteca José Saramago
Jose Fernandes
Exposição Eu e o Expresso em Beja
José Fernandes

Beja é a 14ª escala da exposição Expresso 50 anos na sua itinerância pelas capitais de distrito pelo País. Encontra os múpis com as 50 primeiras páginas do semanário (uma por cada ano de publicação), Rua Capitão João Francisco de Sousa, bem no centro da cidade. Em cada primeira página do jornal pode aceder, através dos códigos QR, aos podcasts elaborados pelos jornalistas do Expresso recordando o que de mais relevante se passou em cada um destes 50 anos de história do País e do mundo. O acesso à exposição é gratuito e sem limite de horário.

O Banco de leitura Expresso ficou instalado no Jardim do Bacalhau. Tem ligação wi-fi gratuita e permite o acesso aos exclusivos do jornal durante um ano.

A exposição Expresso 50 anos está a percorrer todo o país. Começou em Lisboa. Seguiram-se as cidades de Santarém, Portalegre e Castelo Branco, Guarda, Bragança, Vila Real, Coimbra, Viseu, Leiria, Braga, Viana do Castelo e Évora. Nos próximos dois meses vai continuar a percorrer as restantes capitais de distrito, num convite à leitura, à celebração do jornalismo, e à descoberta da história. Com a exposição será inaugurado o Banco Expresso, que ficará como marca desta iniciativa em cada cidade.

Este projeto é possível graças ao apoio dos patrocinadores: Altice, BPI, Hyundai, JC Decaux e Navigator. O banco é possível graças ao apoio da Antarte.

Uma exposição para percorrer o centro de Beja
José Fernandes

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate