Globos de Ouro: “The Banshees of Inisherin” e “Abbott Elementary” lideram nomeações, mas a luta será entre “The White Lotus” e “Dahmer”
"The Banshees of Inisherin", de Martin McDonagh
Os nomeados para a 80ª edição Globos de Ouro foram anunciados esta segunda-feira, no The Beverly Hilton Hotel, em Beverly Hills, na Califórnia. A entrega de prémios está marcada para 10 de janeiro
Os nomeados para a 90ª edição dos Globos de Ouro foram conhecidos esta segunda-feira, num anúncio feito por Mayan Lopez e Selenis Leyva, de “Lopez vs. Lopez”, e por Helen Hoehne, presidente da Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood (Hollywood Foreign Press Association, HFPA).
O filme "The Banshees of Inisherin", escrito e realizado por Martin McDonagh, recebeu oito nomeações para os Globos de Ouro do próximo ano. A longa-metragem, onde Colin Farrell e Brendan Gleeson voltam a reunir-se está nomeada para Melhor Filme, na categoria de Musical ou Comédia, Melhor Realização, Melhor Argumento de Cinema e Melhor Banda Sonora Original (para Carter Burwell). Ao nível do elenco, Farrell foi nomeado para Melhor Ator Principal num Filme Musical ou Comédia, enquanto Kerry Condon integra a lista das nomeações para Melhor Atriz Secundária, e Brendan Gleeson e Barry Keoghan estão entre os cinco nomes da categoria de Melhor Ator Secundário.
"Os Fabelmans", de Steven Spielberg
Ainda no que diz respeito ao números de nomeações, "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo", de Dan Kwan e Daniel Scheinert, segue de perto com seis nomeações, seguindo-se "Babylon" e “Os Fabelmans”, ambas com cinco. Na categoria de filme de língua não-inglesa, os nomeados são "A Oeste Nada de Novo" (Alemanha), "Argentina, 1985" (Argentina), "Close" (coprodução entre Bélgica, França e Países Baixos), "Decisão de Partir" (Coreia do Sul) e "RRR" (Índia).
No que concerne à televisão, a série mais nomeada foi "Abbott Elementary", com cinco indicações, seguindo-se "The Crown", "Dahmer – Monstro: The Jeffrey Dahmer Story" e "Only Murders in the Building", cada uma delas com quatro nomeações. mas este é um jogo que vai além do número de nomeações por produção televisiva.
Jennifer Coolidge no papel de Tanya McQuoid, em "The White Lotus"
Fazendo a contagem às nomeações por serviço de streaming, estamos perante um empate: HBO Max e Netflix apresentam-se ambas com 14 nomeações, e só uma delas poderá sagrar-se vencedora: é que a temporada de “The White Lotus" passada na Sicília concorre diretamente com “Dahmer” na categoria de Melhor Série Limitada.
As críticas feitas nos últimos anos à constituição do jurados levaram a HFPA a fazer alterações na sua composição. Depois de assumirem a falha na representatividade, acabaram por juntar novos nomes aos 96 membros da Academia. Com a adição de 103 eleitores internacionais - oriundos de 62 países e "recrutados em organizações internacionais da indústria, festivais de cinema estrangeiros conhecidos e profissionais de jornalismo", esclarece a organização em comunicado - , o total de votantes do Globo de Ouro é agora “52% feminino, 51,8% racial e etnicamente diverso, com 19,6% latinos, 12,1% asiáticos, 10,1% negros e 10,1% do Médio Oriente”.
A gala está marcada para 10 de janeiro e terá transmissão televisiva na NBC e no serviço de streaming Peacock - cujos conteúdos são estreados em Portugal no SkyShowtime.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes