Blitz

Música para o fim de semana: a paranoia de David Fonseca, o romance de António Zambujo e o vira minhoto de Edmundo Inácio

Edmundo Inácio
Edmundo Inácio

David Fonseca foi ao baú fazer música com base em samples dos seus primeiros escritos, António Zambujo continua a mostrar a sua “Cidade” e Edmundo Inácio dá ‘sinais de vida’ após o segundo lugar Festival da Canção. Mas há mais: venha por aqui

Tendo celebrado recentemente 25 anos de carreira, e 50 de vida, David Fonseca acaba de apresentar, também, uma nova canção. Chama-se ‘Paranoia’ e deverá integrar o álbum a editar ainda este ano. Segundo o músico de Leiira, ‘Paranoia’ nasceu a partir do riff de uma das suas canções mais antigas: ‘Borrow’, que escreveu para os Silence 4. “Quis celebrar estes 25 anos de forma diferente e criativa: olhei para o meu longo catálogo musical e decidi escrever canções novas a partir de samples da minha própria música. ‘Borrow’ (1998) foi uma das primeiras canções que escrevi enquanto membro dos Silence 4 e foi a partir do riff principal da sua introdução em guitarra acústica que construí a base da nova canção”, explica David Fonseca. Veja aqui o vídeo, realizado pelo artista e com a participação da sua mulher, a atriz Ana Sofia.

Também António Zambujo continua a apresentar o seu novo álbum, a editar este ano. Escrito por Miguel Araújo, “Cidade” é o décimo longa-duração do artista alentejano e terá temas como ‘Dancemos um Slow’ e ‘Romance de Cordel', hoje revelado. Este é o vídeo, realizado por Telmo Domingues:

Depois de conquistar o segundo lugar na edição deste ano do Festival da Canção, Edmundo Inácio lança hoje um novo single, de título ‘Agora Vira’. “Interventivo e observador, este tema é também uma crítica social e política ao nosso país, sublinhando algumas das realidades sociais que urgem ser revistas e invertidas”, pode ler-se no comunicado enviado pela editora Warner Music. Veja aqui o vídeo de ‘Vira’, que foi ao Minho buscar inspiração por esta ser “uma região muito ligada à comunidade e com um espírito bairrista invejável”.

Livre de um contrato discográfico que não se cansou de criticar, a super estrela brasileira Anitta acaba de lançar o primeiro single desde que assinou pela Republic Records, chancela do grupo Universal Music. ‘Funk Rave’ foi produzida por Diplo, DJ Gabriel do Borel e Marcio Arantes e leva-nos até às origens da artista, que apresentou a canção ao vivo na cerimónia de abertura da final da Liga dos Campeões da UEFA em Istambul, na Turquia. Sobre ‘Funk Rave’, diz Anitta: “[Este novo single] é incrivelmente brasileiro e intencionalmente internacional – fiz questão de soar como a mim mesma em cada fibra da música. O funk brasileiro é a minha raiz. Foi onde nasci e foi o que cresci a fazer. É como o meu lar.”

Esta sexta-feira, chegaram também “Feed the Beast", o primeiro álbum da estrela alemã Kim Petras, que conta com a participação de Sam Smith ou Nicki Minaj, e um novo tema da banda-sonora de “Barbie”, filme que deverá chegar às salas de cinema a 20 de julho e hoje revelou ‘Barbie World’, uma reinvenção da canção dos Aqua, por Nicki Minak e Ice Spice.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate