• Vai Ficar Tudo Bem

    Vai Ficar Tudo Bem

    19.03.2020 às 13h10

    Expresso

    Uma jornalista do Expresso em teletrabalho por causa da Covid-19 liga para outros portugueses que também estão em casa. #VaiFicarTudoBem é uma corrente telefónica com histórias, conselhos e desejos para ajudar a suportar esta quarentena

  • Qual foi a melhor coisa de 2020? E em 2021 vai ficar tudo bem? Olá, ano novo, ainda bem que chegaste

    Vai Ficar Tudo Bem

    Qual foi a melhor coisa de 2020? E em 2021 vai ficar tudo bem? Olá, ano novo, ainda bem que chegaste

    31.12.2020 às 18h48

    Joana Beleza

    Viveu coisas boas em 2020? Quer guardar algum momento do ano que agora termina? E acha que vai ficar tudo bem no futuro? Sim e não, sim e não. “Nós somos monotonamente e gloriosamente semelhantes. Todos. Gloriosamente semelhantes e gloriosamente imperfeitos. E é dessa imperfeição que nasce a criação”. E um ou outro podcast. Bem vindos ao último episódio do #VaiFicarTudoBem, uma corrente telefónica lançada pelo Expresso em março de 2020 para acompanhar o estado de emergência e o confinamento dos portugueses. Sete meses depois, na reta final do ano, voltámos a ligar para saber como estavam...

  • Vai Ficar Tudo Bem #32 “Os primeiros 15 dias parado custaram muito. Mas agora quero investir mais e empregar mais gente”

    Vai Ficar Tudo Bem

    Vai Ficar Tudo Bem #32 “Os primeiros 15 dias parado custaram muito. Mas agora quero investir mais e empregar mais gente”

    04.05.2020 às 20h48

    Joana Beleza

    Vinte trabalhadores, três salões de cabeleireiro. O rebuliço da 'Hair Store', no centro da Maia, esteve 45 dias em pausa, mas sempre a pensar nos cabelos dos clientes: "aquilo em que gastei mais tempo nesta quarentena foi a telefonar. Todos os dias ligava para algum dos meus clientes e acho que não me esqueci de nenhum", diz o empresário e cabeleireiro Pedro Martins, que esta segunda-feira voltou a abrir as portas dos seus três salões. "Nos últimos 15 dias fizemos 600 marcações. Tenho os próximos 15 dias totalmente preenchidos"

  • Vai Ficar Tudo Bem #31 “Os meus alunos de ginástica sénior treinam mais agora do que antes da pandemia”

    Vai Ficar Tudo Bem

    Vai Ficar Tudo Bem #31 “Os meus alunos de ginástica sénior treinam mais agora do que antes da pandemia”

    30.04.2020 às 23h50

    Joana Beleza

    Independente e ativo, mas também solitário. Um perfil que encaixa em muitos dos alunos séniores de Maria Spratley, professora de ginástica especializada em atividade física para a terceira idade, que de repente viu as suas aulas mudarem radicalmente com a chegada da pandemia e do consequente estado de emergência declarado em Portugal. "É um desafio dar aulas de ginástica sénior à distância, mas eu gosto de desafios e muitos dos meus alunos até treinam mais agora do que antes nas aulas presenciais"

  • Vai Ficar Tudo Bem #30 Chullage: “Há muita gente sem trabalho no bairro e alguma ansiedade com a incógnita do que vem aí”

    Vai Ficar Tudo Bem

    Vai Ficar Tudo Bem #30 Chullage: “Há muita gente sem trabalho no bairro e alguma ansiedade com a incógnita do que vem aí”

    29.04.2020 às 21h22

    Joana Beleza

    No bairro da Arrentela há jovens sem computador e sem acesso às aulas de telescola transmitidas pela RTP Memória. Há muita gente em casa e muitos pequenos negócios fechados. "Está tudo em suspenso e há uma série de incógnitas neste momento. As pessoas que moram em bairros como a Arrentela ou a Bela Vista não sabem como é que a sua vida economicamente vai ficar. Estão expectantes, a tentar perceber o que se vai passar", afirma o rapper Chullage, que faz parte da Khapaz, uma associação cultural de jovens afro-descendentes com sede no Seixal. "A margem sul é o dormitório da mão-de-obra barata em Lisboa e há muitas pessoas que neste momento não têm trabalho. Um mês as pessoas aguentam. Mas, e a seguir? No meu entender, vai agravar-se tudo agora"

  • Vai Ficar Tudo Bem #29 O confinamento “é menos opressivo nas cidades mais pequenas. Há mais espaço e uma relação forte com o campo”

    Vai Ficar Tudo Bem

    Vai Ficar Tudo Bem #29 O confinamento “é menos opressivo nas cidades mais pequenas. Há mais espaço e uma relação forte com o campo”

    28.04.2020 às 23h22

    Joana Beleza

    "Bragança tem muito menos movimento", mas a vida no campo não parou. Os agricultores estão "a limpar as oliveiras, a adubar e a fazer operações agrícolas, mas seguindo as recomendações. Pelo que vejo, as pessoas estão a agir com enorme responsabilidade", afirma o professor de botânica Carlos Aguiar que, em tempos de pandemia, teve de recriar as suas aulas com vídeos sobre plantas e sessões online. "É difícil aprender botânica pelos livros, espero voltar às aulas de campo em breve"

  • Vai Ficar Tudo Bem #28 “O voluntariado ajuda-me a viver centrada nos outros e a ser a melhor versão de mim”

    Vai Ficar Tudo Bem

    Vai Ficar Tudo Bem #28 “O voluntariado ajuda-me a viver centrada nos outros e a ser a melhor versão de mim”

    27.04.2020 às 22h07

    Joana Beleza

    A terminar o doutoramento em biotecnologia na área do cancro, Joana Sales Dias oferece grande parte do seu tempo livre à Comunidade de Sant'Egídio, uma organização católica especialmente dedicada a crianças e idosos carenciados. Em tempos de pandemia os pedidos de ajuda chegam de todos os lados, sobretudo pessoas com empregos precários, da construção civil aos serviços de limpeza. "Todas as semanas chegam pedidos de apoio de pessoas que ficaram sem grande parte dos seus rendimentos" na área da Grande Lisboa, esclarece Joana. "Somos 60 na comunidade, temos nesta fase mais voluntários, mas nunca somos demasiados. Aceitamos sempre pessoas e doações"

  • Vai Ficar Tudo Bem #27 “O 25 de Abril é sempre difícil para a minha família, mas este ano ainda é mais, porque não podemos estar juntos”

    Vai Ficar Tudo Bem

    Vai Ficar Tudo Bem #27 “O 25 de Abril é sempre difícil para a minha família, mas este ano ainda é mais, porque não podemos estar juntos”

    24.04.2020 às 21h55

    Joana Beleza

    O 25 de Abril não é igual para todos. Para Esmeralda Torres é o dia em que perdeu o único irmão que tinha, João Guilherme, numa rajada de balas à porta da sede da Direção-Geral de Segurança na Rua António Maria Cardoso em Lisboa. A revolução de 25 de Abril depôs a ditadura do Estado Novo, mas tirou a vida a este estudante de 20 anos que sonhava com a liberdade. 46 anos depois, a família emigrada nos Estados Unidos evoca a memória de João a braços com uma pandemia. "Somos uma família muito muito unida e este ano não nos podemos juntar, como fazemos sempre. Na nossa comunidade têm sido tempos difíceis, com muitos casos positivos de covid-19"

  • Vai Ficar Tudo Bem #26 “400 mil euros em livros é uma colher de chá para esvaziar as águas da maior crise editorial de sempre”

    Vai Ficar Tudo Bem

    Vai Ficar Tudo Bem #26 “400 mil euros em livros é uma colher de chá para esvaziar as águas da maior crise editorial de sempre”

    23.04.2020 às 21h00

    Joana Beleza

    O ministério da Cultura anunciou esta quinta-feira, Dia Mundial do Livro, um apoio de 400mil euros na compra de livros a pequenas editoras e livrarias nacionais, uma medida "a curto prazo para atenuar os efeitos provocados pela pandemia", mas que editores e livreiros consideram "ignorar a realidade" de perdas de milhões de euros. Para Francisco Vale, editor da Relógio d'Água, "a medida é demasiado curta para ser verdade e está longe de responder à dimensão desta crise, a maior de sempre"

  • Vai Ficar Tudo Bem #25 “Não vamos parar a epidemia com o isolamento. É preciso retomar uma certa normalidade”

    Vai Ficar Tudo Bem

    Vai Ficar Tudo Bem #25 “Não vamos parar a epidemia com o isolamento. É preciso retomar uma certa normalidade”

    22.04.2020 às 21h35

    Joana Beleza

    "Não há nada de estranho numa pandemia. Sempre existiram, têm uma evolução natural, nós podemos influenciar, mas não as controlamos", é a premissa defendida por Henrique Pereira dos Santos. O arquitecto paisagista e autor do livro "Portugal: Paisagem Rural" considera as medidas do estado de emergência "excessivas" e tomadas para "gerir o medo". "Os políticos foram atrás da opinião pública, numa sociedade dominada pelo medo"

  • Vai Ficar Tudo Bem #24 “Voltar a viajar? Primeiro vai ser preciso reconquistar a confiança dos turistas”

    Vai Ficar Tudo Bem

    Vai Ficar Tudo Bem #24 “Voltar a viajar? Primeiro vai ser preciso reconquistar a confiança dos turistas”

    21.04.2020 às 19h45

    Joana Beleza

    Viajar? Tirar dias de férias? As dúvidas são muitas e o setor do turismo começa agora a "arregaçar as mangas e a planear o futuro" dentro de um novo paradigma. Segurança sanitária e acesso a serviços de saúde serão dois conceitos-chave. "O turismo tem de aprender as novas regras do jogo. As empresas portuguesas devem preparar-se para responder às principais dúvidas dos clientes. A partir do momento em que as pessoas se sintam seguras para voltar a fazer turismo, isso vai ajudar a recuperar o tecido empresarial", afirma Rita Fonseca, especialista em comunicação na área do turismo. E no meio desta metamorfose "abrem-se também novas oportunidades para destinos com menor pressão turística." Ouça o podcast #Vai Ficar Tudo Bem, uma corrente telefónica diária com histórias, conselhos e desejos para ajudar a suportar esta quarentena