O Couraíso

João Carvalho: “Fizemos nós a cola para colar os primeiros cartazes. Era uma cola com farinha e água”

O fundador e atual diretor do Vodafone Paredes de Coura é o convidado do primeiro episódio do podcast "O Couraíso". João Carvalho recorda o primeiro dia daquele que nasceu, em 1993, como Festival de Música Moderna Portuguesa. Nessa altura, bastaram 9 dias para preparar um dia de concertos gratuitos, na Praia Fluvial do Taboão. Hoje, como disse às jornalistas Graça Costa Pereira e Sílvia Lima Rato, são necessários 9 meses para preparar um dos mais importantes festivais do País

João Carvalho: “Fizemos nós a cola para colar os primeiros cartazes. Era uma cola com farinha e água”

Graça Costa Pereira

Editora de Cultura da SIC

20 de agosto de 1993. Em Paredes de Coura, um grupo de 22 amigos decidiu criar um novo festival. João Carvalho, grande impulsionador do grupo, recorda como nasceu a ideia: "foi tudo feito de forma muito pura. Os nossos objetivos eram a promoção do concelho, a promoção da amizade."
Tiveram de montar o palco - feito de madeira, pelo carpinteiro da Câmara - e montaram, também, os bares e os camarins. Com tanto trabalho e responsabilidade, logo na primeira (e única noite de festival, em 93) perderam algumas pessoas: “dava trabalho e era preciso arrumar tudo, fechar contas e assumir os prejuízos. Começou logo a haver desistências.”
NUNO FOX

A entrada foi gratuita ao longo de vários anos, mas os organizadores, que pagavam parte do festival do próprio bolso, começaram a ficar preocupados. Tinham, como continuam a ter, o apoio da Câmara (aliás, o atual presidente, Vítor Pereira, foi um dos fundadores do festival), mas não era suficiente. “Sentimos que poderíamos crescer na edição de 96. O objetivo do bilhete foi poder contratar outro tipo de artistas, ter um palco melhor, uma vedação melhor, dar mais condições ao público.”

Mário Henriques

O Festival de Paredes de Coura faz 30 anos. Nesta série de 5 episódios sabemos que não vamos conseguir abarcar cada ano, cada banda, cada sentimento que o festival carrega; mas tentamos desvendar e fazer viver o 'Couraíso'. Dizem, do Vodafone Paredes de Coura, que é o habitat natural da música: neste podcast, conduzido pelas jornalistas Graça Costa Pereira e Sílvia Lima Rato, entramos no espaço onde tantos veem abrigo e proteção, onde todos se deixam embalar pela música. Ouça e subscreva nas plataformas para ouvir todos os episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jlamorim@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate