Blitz Posto Emissor

Posto Emissor #147: BLITZ convida Luca Argel. Do samba enquanto arma à importância do 25 de Abril

Com álbum novo, “Sabina”, lançado este ano, o luso-brasileiro Luca Argel é o convidado desta semana do Posto Emissor. A história do samba enquanto arma de luta política, as questões do colonialismo e do racismo, as diferenças entre Brasil e Portugal (onde vive há cerca de uma década) e o papel simbólico do 25 de Abril, data que “inveja”, foram temas da conversa. Esta semana, falamos ainda da Eurovisão, da chegada a Portugal da Live Nation e dos regressos dos The National e Everything But the Girl

O músico luso-brasileiro Luca Argel é o convidado desta semana do Posto Emissor. No podcast da BLITZ, o cantor-compositor nascido no Rio de Janeiro, e radicado em Portugal há mais de dez anos, falou sobre “Sabina”, o seu mais recente álbum que, à semelhança do anterior “Samba de Guerrilha”, resulta das suas investigações sobre a história político-social do samba.

A história da sua vinda para Portugal, onde começou por viver no Porto, tendo mais recentemente assentado arraiais em Lisboa; a passagem pela Faculdade de Letras do Porto, onde apresentou uma tese de mestrado sobre a obra de Vinicius de Moraes, da perspetiva dos Estudos Feministas; o pedido de desculpas que Portugal ainda não apresentou pelo seu passado colonialista (e que aborda no single ‘Peça Desculpas, Senhor Presidente’) e a permanência, até hoje, do racismo na sociedade brasileira foram outros dos temas da conversa com Lia Pereira.

Neste Posto Emissor, falámos ainda sobre o percurso de Mimicat na Eurovisão (a representante portuguesa atua na primeira semifinal na próxima terça-feira, 9 de maio), a passagem da Altice Arena para as mãos da Live Nation, a entrevista dos Everything But the Girl à BLITZ; o novo disco dos The National e os concertos dos próximos dias.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: LIPereira@blitz.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas