Economia

Media Capital vale €1,90 euros por ação. Cofina consegue desconto com a Prisa mas não com minoritários

Paulo Fernandes, presidente-executivo da Cofina
Paulo Fernandes, presidente-executivo da Cofina
Clara Azevedo

Acionistas minoritários da Media Capital vão receber 2,3336 euros por ação da Cofina, apesar de auditor chamado por CMVM concluir que empresa vale 1,90 euros por ação. Mas a Prisa recebeu 19% abaixo do valor que especialista concluiu ser o da dona da TVI

Media Capital vale €1,90 euros por ação. Cofina consegue desconto com a Prisa mas não com minoritários

Diogo Cavaleiro

Jornalista

A Media Capital vale 1,90 euros por ação, segundo concluiu o auditor independente que foi chamado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) para avaliar a dona da TVI. Um número que mostra que a Cofina poupou, segundo o especialista, 19% na compra da posição da Prisa na Media Capital mas que, por ser inferior à cotação inicialmente proposta pela dona do Correio da Manhã, em nada vai afetar o que vão receber os acionistas minoritários, como o Abanca.

Quando anunciou, em setembro, o negócio através do qual pretendia comprar a Media Capital, a Cofina apontava para dois preços. Para comprar à Prisa a posição de cerca de 95% na Media Capital, avançava um preço por ação de 2,1322 euros. Contudo, para os restantes acionistas com ações da empresa, como o banco espanhol Abanca, o preço a pagar era 2,3336 euros, a cotação média ponderada da Media Capital nos seis meses anteriores (e, portanto, o mínimo que poderia oferecer).

Ora, a CMVM decidiu que, como a troca de ações da Media Capital era limitada, seria preciso um auditor independente para analisar o preço adequado. Se o valor por ação definido pelo auditor fosse mais elevado, a Cofina teria de pagar essa nova cotação. Se fosse mais baixo, o valor a pagar seriam os 2,3336 euros inicialmente avançados.

Esta quinta-feira, 6 de fevereiro, a CMVM divulgou que já há conclusões: “O auditor refere que, «[c]onsiderando o trabalho desenvolvido pelos diferentes métodos e as limitações identificadas, nomeadamente ao nível do método dos múltiplos de transação (face à impossibilidade de aplicação de alguns dos rácios pretendidos), apurámos que o valor médio da ação da Média Capital, para 100% do capital, corresponde a € 1,90, que resulta da ponderação equitativa das duas abordagens (múltiplos de cotação e de transação)»”.

“A contrapartida mínima assim determinada é inferior ao valor oferecido pela Cofina no anúncio preliminar, de €2,3336 (dois euros, trinta e três cêntimos e trinta e seis centésimas de cêntimo), pelo que, atento o disposto no art. 175.º, n.º 2 do Cód.VM, o valor da contrapartida a pagar no âmbito da referida oferta deverá ser de € 2,3336”, concluiu o supervisor presidido por Gabriela Figueiredo Dias.

Só que, entretanto, a Cofina já poupou algum dinheiro e, com base nas contas do auditor, pagou à Prisa menos do que o valor por ação da Media Capital. Em dezembro, a empresa espanhola e a Cofina acordaram uma redução do preço: o valor por ação da Media Capital desceu de 2,1322 euros para 1,5406 euros - a auditoria realizada e as audiências tramaram a empresa.

Tendo em conta o novo preço de 1,90 por ação, a Cofina pagou menos 19% pela posição de 95% da Media Capital face ao valor por ação adequado segundo as contas do especialista convocado pela CMVM para a matéria. Contudo, este preço em nada interfere com tal negócio. Nem vai, também, afetar o preço da OPA.

Para já, a oferta - que vai juntar a oferta da Cofina, como CMTV, Correio da Manhã, Record, Jornal de Negócios, à Media Capital, da TVI, Plural e Rádio Comercial - ainda não se efetivou, apesar da autorização dada pela Autoridade da Concorrência. Só depois do registo pela CMVM é que a operação avança. A Cofina precisa de realizar ainda um aumento de capital para se financiar (de até 85 milhões de euros), através do qual Mário Ferreira passará a ser acionista. É também aqui que o Abanca entrará (depois de vender a sua posição na Media Capital na OPA).

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: dcavaleiro@expresso.impresa.pt

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