Cultura

Obra de Banksy que se autodestruiu vendida por 21,8 milhões de euros

Obra de Banksy que se autodestruiu vendida por 21,8 milhões de euros
Tristan Fewings/Getty Images

O gesto espetacular e chocante de há três anos acabou por se revelar bastante lucrativo

Luís M. Faria

Jornalista

Esta quinta-feira, a Sotheby's voltou a levar a leilão a obra de Banksy que se autodesfez imediatamente após ter sido licitada por um milhão num leilão anterior, há três anos.

Na altura, o choque do evento - o quadro, representando a famosa imagem de uma menina com um balão, foi destruído por um mecanismo interno oculto - deu origem a discussões sobre a mercantilização da arte, e as obrigações e direitos do comprador naquele caso. A Sotheby descreveu o gesto como espetacular, e houve logo quem previsse que a obra, ou o que restava dela, passaria a ter um valor muito superior.

Assim se confirmou esta quinta-feira. O preço era estimado entre 4,7 e 7 milhões de libras, mas atingiu 18,6 milhões, ou seja, 21,8 milhões em euros. Para o possuidor dos restos de "Menina co Balão" (entretanto rebatizada "O amor está no lixo") foi um dia lucrativo.

O preço bateu os recordes anteriores de Banksy, um dos artistas contemporâneos mais valorizados, e cujas imagens, com frequência com conteúdo social e político, surgem com frequência em locais públicos sem aviso prévio.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate