A final do Festival da Eurovisão 2023 realiza-se este sábado, na Liverpool Arena, em Liverpool, Reino Unido. A gala tem início às 20h00, hora de Portugal continental, e é transmitida em direto em todo o mundo. 26 canções de 25 países europeus ou transcontinentais, a que se acrescenta a já habitual ‘convidada’ Austrália, lutarão pela vitória de um certame que, no ano passado, coroou a Ucrânia.
Portugal faz-se representar por ‘Ai Coração’, canção com a qual Mimicat venceu o Festival da Canção, sendo a segunda intérprete a entrar em cena no concurso. As casa de apostas não vaticinam altos voos, mas Mimicat pede o mesmo apoio que lhe permitiu passar o primeiro obstáculo: a canção portuguesa foi uma das 10 apuradas da primeira semifinal, realizada na passada terça-feira, a que se juntaram dois dias depois as restantes 10 finalistas. O ‘buquê’ final fica completo com as chamadas “Big 5”, nações com entrada garantida na final por serem as maiores financiadoras da União Europeia de Radiodifusão – Inglaterra, Itália, Espanha, França e Alemanha –, e a vencedora de 2022, a Ucrânia.
Os resultados serão apurados ponderando os votos de todas as delegações nacionais representadas nesta edição ‘eurovisiva’ e do televoto. Como é habitual, um país não pode votar em si próprio.
A cerimónia será apresentada pela cantora britânica Alesha Dixon, a atriz e cantora Hanna Waddingham, sua compatriota, a cantora ucraniana Julia Sanina (já presentes nas duas semifinais), na companhia do apresentador de televisão irlandês Graham Norton.
Estas são as 26 canções a concurso, pela ordem de entrada em cena:
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes