Blitz

Festival da Eurovisão é este sábado: todas as canções da final de Liverpool

Mimicat no palco do Festival da Eurovisão 2023
Mimicat no palco do Festival da Eurovisão 2023
Getty Images

26 países lutam este sábado pela vitória na edição de 2023 do Festival da Eurovisão, com Portugal a apresentar-se logo no início da gala com ‘Ai Coração’, de Mimicat. Veja os vídeos de todas as canções pela ordem de entrada em cena na Liverpool Arena

A final do Festival da Eurovisão 2023 realiza-se este sábado, na Liverpool Arena, em Liverpool, Reino Unido. A gala tem início às 20h00, hora de Portugal continental, e é transmitida em direto em todo o mundo. 26 canções de 25 países europeus ou transcontinentais, a que se acrescenta a já habitual ‘convidada’ Austrália, lutarão pela vitória de um certame que, no ano passado, coroou a Ucrânia.

Portugal faz-se representar por ‘Ai Coração’, canção com a qual Mimicat venceu o Festival da Canção, sendo a segunda intérprete a entrar em cena no concurso. As casa de apostas não vaticinam altos voos, mas Mimicat pede o mesmo apoio que lhe permitiu passar o primeiro obstáculo: a canção portuguesa foi uma das 10 apuradas da primeira semifinal, realizada na passada terça-feira, a que se juntaram dois dias depois as restantes 10 finalistas. O ‘buquê’ final fica completo com as chamadas “Big 5”, nações com entrada garantida na final por serem as maiores financiadoras da União Europeia de Radiodifusão – Inglaterra, Itália, Espanha, França e Alemanha –, e a vencedora de 2022, a Ucrânia.

Os resultados serão apurados ponderando os votos de todas as delegações nacionais representadas nesta edição ‘eurovisiva’ e do televoto. Como é habitual, um país não pode votar em si próprio.

A cerimónia será apresentada pela cantora britânica Alesha Dixon, a atriz e cantora Hanna Waddingham, sua compatriota, a cantora ucraniana Julia Sanina (já presentes nas duas semifinais), na companhia do apresentador de televisão irlandês Graham Norton.

Estas são as 26 canções a concurso, pela ordem de entrada em cena:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas