17 fevereiro 2008 16:51
"Salvo decisão em contrário do Conselho de Segurança da ONU", a força da NATO no Kosovo, a KFOR, vai "continuar a assumir as suas responsabilidades" no Kosovo.
17 fevereiro 2008 16:51
A força da NATO no Kosovo, a KFOR, vai "continuar a assumir as suas responsabilidades" no Kosovo, "salvo decisão em contrário do Conselho de Segurança da ONU", declarou hoje o secretário-geral da Aliança Atlântica.
"Todas as partes devem reconhecer que a KFOR vai continuar a assumir as suas responsabilidades para manter um ambiente seguro em todo o território do Kosovo, em conformidade com a resolução 1244 do Conselho de Segurança, salvo se este decidir em contrário", afirma Jaap de Hoop Scheffer num comunicado divulgado pela NATO na Internet.
"Durante este período sensível, a KFOR responderá com rapidez e firmeza a quem tentar recorrer à violência no Kosovo", acrescentou, instando "todas as partes a exercer a máxima contenção e moderação".
Sublinhou que o nível das forças da NATO, da ordem dos 17.000 soldados no Kosovo, bem como a cadeia de comando, "não serão alteradas pelos acontecimentos de hoje", referindo-se à proclamação da independência pelo Parlamento kosovar.
A NATO patrulha o Kosovo desde o fim da guerra entre as forças sérvias e os albaneses do Kosovo em 1999, ao abrigo da resolução 1244 que confiou a gestão deste território à ONU mantendo a soberania da Sérvia.