17 fevereiro 2008 15:14
Ex-combatentes do Exército sérvio form impedidos de entrar no Kosovo. A "Sérvia" garante "plano de acção", mas diz que via militar será excluída.
17 fevereiro 2008 15:14
Várias centenas de antigos combatentes do exército sérvio, vestidos com os seus uniformes militares, foram hoje impedidos de entrar no Kosovo pouco antes da proclamação da independência pelos dirigentes kosovares em Pristina.
No posto de controlo de Merdare, situado no limite administrativo do Kosovo, os veteranos conseguiram romper o cordão da polícia sérvia mas foram imediatamente bloqueados pelo serviço de polícia do Kosovo.
Estes antigos combatentes, que participaram na guerra de 1998-99 contra os separatistas albaneses do Kosovo, pretendiam protestar contra a proclamação da independência do Kosovo, à qual a Sérvia se opõe determinadamente.
A Sérvia preparou um "plano de acção", recentemente aprovado pelo Parlamento sérvio, para responder à proclamação da independência dos kosovares albaneses.
Esse plano, do qual se desconhecem pormenores, exclui qualquer opção
militar.
A Sérvia não deverá também usar a arma do bloqueio económico que, apesar de ser facilmente contornável pelas autoridades kosovares, poderia afectar também os sérvios residentes no Kosovo, nos enclaves protegidos pela força da NATO (Kfor).
Todavia, a Sérvia deverá proceder a uma revisão das suas relações diplomáticas com os países que reconhecerem a independência do Kosovo e chamar para consultas os seus embaixadores.