Saúde

Loures e Barreiro sem urgências pediátricas durante a noite por falta de especialistas

Loures e Barreiro sem urgências pediátricas durante a noite por falta de especialistas
Karl Tapales/Getty

Encerramento dos dois serviços hospitalares está marcado a partir do próximo dia 1 de março e deve-se à falta de médicos

As crianças residentes nas áreas dos hospitais de Loures ou do Barreiro não vão ter médico em caso de aflição durante a noite. As duas unidades hospitalares vão encerrar a Urgência Pediátrica no período noturno a partir do dia 1 de março por falta de especialistas.

Segundo a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, justica o fecho “com a saída de quatro pediatras, tornando-se impossível assegurar a escala de urgência 24 horas por dia”. E acrescenta “ter conhecimento de que está também em risco o assegurar da urgência pediátrica aos fins de semana.”

A FNAM sublinha que, “nos últimos cinco anos, mais de uma dezena de pediatras rescindiram contrato com o hospital, devido às más condições de trabalho e à sobrecarga de horas, sobretudo em serviço de urgência, que chega a ser de mais de 48 horas extraordinárias por semana.” Também no Centro Hospitalar Barreiro-Montijo vai fechar a urgência para os mais pequenos durante a noite, partir de 1 de março.

“O encerramento noturno das urgências pediátricas dos dois hospitais coloca em causa a assistência médica às crianças e adolescentes destas zonas da Área Metropolitana de Lisboa, onde são amplamente conhecidas as dificuldades de acesso a médico de família, deixando a população sem alternativas”, critica a FNAM.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: varreigoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate