O Mundo a Seus Pés

"Se a União Europeia perder o Níger como parceiro para as migrações e segurança vai ter mesmo de rever a sua estratégia em África"

O prolongamento da crise na última ex-colónia francesa a cair nas mãos de uma junta militar já deu tempo à formação de um governo com as pastas distribuídas entre os militares de topo. A organização subregional CEDEAO reúne-se de urgência ameaçando com uma intervenção militar e o clube dos 15 divide-se entre os que apoiam o golpe e os que exigem o retorno à ordem constitucional. A diplomacia internacional faz o que pode para apaziguar o sentimento anti-ocidental enquanto o povo nigerino tem dias difíceis garantidos pela frente. Uma conversa da jornalista Cristina Peres com Carina Franco

"Se a União Europeia perder o Níger como parceiro para as migrações e segurança vai ter mesmo de rever a sua estratégia em África"

Cristina Peres

Jornalista de Internacional

"Se a União Europeia perder o Níger como parceiro para as migrações e segurança vai ter mesmo de rever a sua estratégia em África"

Salomé Rita

Sonoplasta

Em 26 de julho, a guarda presidencial depôs Mohamed Bazoum, o Presidente do Níger eleito em 2021 e que seria, por pouco tempo, o último aliado do Ocidente na África Ocidental. Mali, Burkina Faso, Guiné Conacri, Chade e agora Níger… Uma após outra, as ex-colónias francesas em África caem nas mãos de juntas militares enquanto um sem número de terroristas afiliados da Al-Qaeda e do autodenominado Estado Islâmico ganha terreno no Sahel.



Não se sabe ainda se se vai avançar para uma guerra com a qual ninguém ganha enquanto Bola Tinubu, o Presidente da Nigéria, que preside atualmente à Comunidade Económica de Estados da África Ocidental, a CEDEAO, é muito criticado internamente pelo ultimato de intervenção militar e por ter dado ordem para cortar o fornecimento de eletricidade ao Níger...

Carina Franco é a convidada deste episódio do Mundos a Seus Pés conduzido por Cristina Peres e que contou com a edição multimédia de Salomé Rita.

Doutoranda e bolseira de investigação em Relações Internacionais na NOVA FCSH/ IPRI-NOVA, mestre em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Louvaina (Bélgica) e licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela NOVA FCSH, Carina Franco tem vasta experiência profissional em cenários de conflito e pós-conflito. Trabalhou no Afeganistão, Madagáscar, África Ocidental, Central e Oriental, e Médio Oriente em áreas como migração forçada/proteção em crises humanitárias, paz, segurança e gestão de crises.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: CPeres@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate