O CEO é o limite em Podcast

Nuno Brito Jorge, CEO da GoParity: "Não quero ser o tipo que está na ilha a apanhar sol enquanto os outros estão a nadar para sobreviver"

A energia que o move é a das Pessoas e recusa ser o “tipo” que fica de braços cruzados à espera que o futuro aconteça. Nuno Brito Jorge, o CEO da GoParity, a primeira plataforma portuguesa de financiamento ético, é um inconformado que não receia arriscar e mudar quando o sítio onde está não se alinha com o seu propósito de vida. Foi o que fez ao longo do seu caminho. Porquê? “Porque o dinheiro não pode falar mais alto do que os nossos valores”. E é deles, de dinheiro e de valores, que falamos esta semana no podcast “O CEO é o limite”

“Nós temos um luxo que vamos perdendo ao longo da vida, que é o de poder tomar decisões arriscadas”, vinca Nuno Brito Jorge, fundador e CEO da GoParity, a primeira plataforma de finanças éticas criada em Portugal. E garante que foram precisamente as decisões mais arriscadas que tomou ao longo do seu percurso que o conduziram ao ponto em que está, na carreira e na vida.

Tinha tudo para um percurso promissor no Parlamento Europeu, mas não quis transformar-se num “profissional de Bruxelas” e “não podia ser o dinheiro a mandar na sua vida”. Ao longo do caminho, garante, fez várias opções pouco convencionais. Muitas deixaram a família à beira de um ataque de nervos.

Cátia Mateus e Nuno Brito Jorge, CEO da GoParity, durante a gravação do podcast "O CEO é o limite"
José Fernandes

Mas a decisão que viria a mudar a sua vida foi durante o discurso do CEO, num almoço de Natal da EDP, durante a sua passagem pela empresa, algures durante o período de intervenção da troika. “Estavamos no pico da crise e o António Mexia disse alguma coisa do estilo: temos de dar valor ao que temos, o estarmos aqui nesta ilha com a tempestade toda que está a acontecer lá fora”, recorda.

Foi um ponto de viragem. "Eu pensei, sim, mas eu não quero ser o
tipo que está na ilha apanhar sol enquanto os outros andam lá fora, a nadar para tentar sobreviver", explica. Deixou a empresa pouco tempo depois para “ir para o terreno e ser um agente da mudança”. Idealizou o que viria a ser a GoParity, uma plataforma que coloca particulares a financiar projetos alinhados com os valores e princípios da sustentabilidade. Por outras plavras, a colocar o capital ao serviço de um bem comum.

Cátia Mateus podcast O CEO é o limite

O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios aqui.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cmateus@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate