Já ouviu falar na 'Janeirinha'? Oiça aqui a análise ao momento de maior instabilidade política da época da Regeneração
Neste episódio, Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho conversam sobre o momento de maior instabilidade política da época da Regeneração, aquela que medeia entre a queda do governo de “fusão”, em janeiro de 1868, e a nomeação do governo regenerador de Fontes Pereira de Melo, em setembro de 1871. Oiça aqui o podcast A História Repete-se
Neste episódio, Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho conversam sobre o momento de maior instabilidade política da época da Regeneração, aquela que medeia entre a queda do governo de “fusão”, em janeiro de 1868, e a nomeação do governo regenerador de Fontes Pereira de Melo, em setembro de 1871. Em pouco mais de três anos e meio, sucederam-se 6 governos e as Cortes foram dissolvidas por 5 vezes. O “primeiro de janeiro” de 1868 pôs fim ao governo de “fusão" entre regeneradores e históricos, uma espécie de “bloco central” da época da Regeneração, muito contestado pela sua política fiscal e reforma administrativa. Seguiu-se um período de grande instabilidade, com a contestação a ser protagonizada por figuras heterodoxas como o bispo de Viseu, que reclamava reformas políticas e “economias” nas contas públicas. Quais as causas desta instabilidade? Como foi esta gerida e como terminou?
Um diálogo descontraído em torno da História, dos seus maiores personagens e acontecimentos. 'A História repete-se' não é uma aula, mas quer suscitar curiosidade pelo passado e construir pontes com o presente. Todas as semanas Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho partem de um ponto que pode levar a muitos outros... São assim as boas conversas. Oiça aqui outros episódios: