Bom dia,
As urgências de obstetrícia da Grande Lisboa tem sido a face mais visível dos problemas no Serviço Nacional de Saúde. Não é caso único, longe disso: encontramo-los um pouco por todo o lado e ontem, para complicar, até falharam os sistemas informáticos. Mas, para já, a Margem Sul do Tejo é a prioridade da ministra da Saúde que se prepara para transferir ‘à força’ médicos do Barreiro para o hospital Garcia da Horta em Almada. Uma solução semelhante à adotada por Manuel Pizarro em 2023, então ministro da Saúde de António Costa, quando Ana Paula Martins era presidente do Hospital de Santa Maria. E deu mau resultado. É a notícia que faz a manchete da ediçao do Expresso que esta sexta-feira está nas bancas.
Esta é a primeira página que vai encontrar:
A menos de um mês das autárquicas e com a corrida presidencial a ganhar velocidade, esta é uma edição recheada de política. O ex-Presidente da República, Cavaco Silva, assina um artigo onde tenta ajudar os portugueses a decidir o voto nas eleições presidenciais de janeiro de 2026. Ao seu estilo, sem concretizar mas deixando subentender, exclui André Ventura e Gouveia e Melo e deixa Marques Mendes e António José Seguro.
Nas autárquicas, o foco desta semana é Sintra onde Ana Mendes Godinho (PS+Livre), Marco Almeida (PSD+IL+ PAN) e Rita Matias (Chega) estão em empate técnico. A candidata socialista tem ligeira vantagem nas intenções de voto, dentro da margem de erro, mas é Marco Almeida que recebe melhor avaliação.
Várias empresas de canábis medicinal estão a servir de fachada para o tráfico de droga. Infarmed e Fisco têm deixado passar toneladas de estupefacientes num esquema que, segundo a Polícia Judiciária, revela negligência das entidades do Estado no controlo destas operações.
As causas e a cura da doença de Alzheimer há muito que estão na mira dos cientistas. Conheça os últimos avanços no combate a uma doença que afeta 50 milhões de pessoas em todo o mundo.
Nos EUA, as ondas de choque do assassinato de Charlie Kirk continuam. Uma nova vaga chegou aos media com a suspensão do programa de Jimmy Kimmel na ABC, depois de uma piada que tem mais a ver com Donald Trump do que com Kirk. E Trump quer que outros humoristas, como Jimmy Fallon ou Seth Meyers, tenham destino igual.
O ensaio desta semana do caderno Ideias leva-nos numa viagem pela relação portugueses com os militares na política. É da autoria de Vítor Matos, do Expresso, que na próxima semana lança a primeira biografia de Gouveia e Melo.
Temos também uma entrevista com o linguista Marco Neves que nos conta como “as palavras revelam muito da história dos povos”, traçamos o perfil de Manuel Ferreira da Silva, o novo presidente de Serralves, e recordamos Robert Redford, a estrela relutante, que esta semana nos deixou.
No caderno de Economia, o destaque vai para o poder de compra dos reformados: na última década deu um salto de 9,8%. É o resultado dos vários ‘bónus’ que os pensionistas foram recebendo de sucessivos governos. Coincidência ou não, o número de saídas do Estado tem crescido e foi, no ano passado, o mais alto desde pelo menos 2012.
Vivemos na era das redes sociais e o Expresso foi saber quem são e como se comportam os CEO mais populares. Ricardo Costa do Grupo Bernardo da Costa, Rui Miguel Nabeiro da Delta ou Celso Lascasas do Grupo Laskasas são alguns dos que se destacam. Mas há riscos e nada como tê-los bem presentes antes de publicar.
Os juízes do Norte são mais favoráveis aos estafetas das plataformas de entregas do que quem julga mais a Sul. É a conclusão de um estudo de Ana Teresa Ribeiro, professora na Universidade Católica do Porto, que analisou as 53 decisões já proferidas.
As exportações de vinho estão a cair mais na Rússia do que nos EUA onde Donald Trump avançou com novas tarifas sobre produtos europeus. A explicação éstá na resposta russa às sanções que tem sido adotadas pela União Europeia. São menos faladas mas, pelos vistos, têm provocado maior estrago no vinho português.
Milhares de empresas vão poder optar por não entregar declaração mensal à Segurança Social já a partir de janeiro. É mais um passo na desburocratização da relação entre as empresas e a Segurança Social.
A revista E tem em grande destaque o perfil de Carlo Acutis, o influencer de Deus. É o primeiro millennial a ser canonizado depois de morrer de leucemia aos 15 anos em 2006.
Espreite ainda o ensaio de Miguel Monjardino sobre a arte e a guerra e a entrevista a Leor Zmigrod, a autora de “O Cérebro Ideológico”, que nos diz que a “a ideologia fornece soluções simples para problemas complexos” e "obriga a pensar em termos de preto e branco”.
Bom fim de semana e boas leituras
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: JSilvestre@expresso.impresa.pt