Newsletter Expresso Diário

Três moções (e uma em busca do tempo perdido) | O que o Orçamento nos traz | “Feito histórico” na COP28? | O adeus de Kissinger

Três moções (e uma em busca do tempo perdido) | O que o Orçamento nos traz | “Feito histórico” na COP28? | O adeus de Kissinger

José Cardoso

Editor Adjunto

Boa tarde,

Hoje foi dia de os três candidatos à liderança do PS apresentarem as respetivas moções. E não é que um deles quer recuperar o tempo congelado das carreiras de toda a Administração Pública, e não só o dos professores? Para acompanhar a par e passo a jornada pré-eleitoral dos socialistas vá aqui.

Ainda sobre o Orçamento, aprovado ontem, veja o que ele nos traz.

E sobre as pensões de reforma, veja quais são os aumentos no próximo ano.

Depois do acordo do Governo com o Sindicato Independente dos Médicos, o outro órgão sindical representativo dos clínicos, a FNAM, anunciou que não convoca mais greves. No entanto…

Começou hoje, no Dubai, mais uma Cimeira do Clima patrocinada pela ONU, a COP28. Há quem considere que houve um “feito histórico” neste primeiro dia de trabalhos.

(por cá, o Ministério Público abriu 23 processos-crime contra ativistas do clima)

Feito histórico será também o que se registou este ano na Amazónia: pelas contas da organização Amazon Conservation Association, a desflorestação registou a maior redução desde 2019. A percentagem é enorme.

Notícia do dia foi a da morte do “senhor diplomacia”, Henry Kissinger, talvez a mais marcante figura da diplomacia mundial na segunda metade do século passado. Sobre a vida do ex-secretário de Estado norte-americano leia isto, isto e mais isto.

De Justiça publicámos testa quinta-feira mais dois artigos exclusivos. Um deles conta como o agente do futebol Evandro da Silva “lavou” em Portugal 18 milhões do tráfico de droga brasileiro; o outro é sobre uma empresa falida do Grupo Espírito Santo que só devolveu 0,2% dos créditos reclamados. Um banco ficou a arder com 60 milhões. Este.

Na opinião exclusiva, Daniel Oliveira evoca testemunhos de uma aliança entre o Hamas e Netanyahu e Lourenço Pereira Coutinho nota que, no mosaico político nacional, “de repente todos querem parecer moderados”.

Saiba ainda que os bispos espanhóis escaparam a uma reprimenda do Papa, perceba porque é que a abstenção nas eleições legislativas de 2022 terá sido bem abaixo dos números oficiais e se tiver curiosidade em ver uma das maiores estrelas mundiais nos bastidores sem maquilhagem, leia o que aqui está e depois vá vê-la. E pode ver também como é que a Península Ibérica “foi por muitos anos uma espinha na garganta de Napoleão”.

Boas leituras, um bom resto de dia e um excelente fim de semana, sem espinhas

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jcardoso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate