Boa tarde,
Está a chegar o momento em que Fernando Medina, ministro das Finanças, entregará o Orçamento do Estado para o próximo ano. Há promessas de descidas de impostos e de subidas de apoios, mas ao detalhe só mesmo amanhã saberemos o que o Governo reserva para o país. Enquanto espera, prepáramos um ponto de situação com O que já se sabe das medidas que vão mexer no bolso dos contribuintes e mostramos ao detalhe o Acordo de rendimentos: o que muda para trabalhadores e empresas em 11 perguntas e respostas.
Na nossa página, como saberá por esta altura, temos um direto com todos os acontecimentos sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia. Hoje fomos forçados a abrir mais um, agora sobre a guerra instalada entre Israel e Palestina. Sobre o tema que por estes dias prende a atenção do Mundo, recomendo-lhe os textos de Daniel Oliveira - Hamas, o monstro do Frankenstein israelita - e de Henrique Raposo - Violaram mulheres, raptaram bebés, deceperam homens - mas também o de Clara Ferreira Alves - Israel, o dia mais longo.
Ainda temos um episódio extra do nosso podcast, O Mundo a seus Pés - O ataque sem precedentes do Hamas a Israel - mas também já vários trabalhos publicados:
“Oxalá a mãe esteja raptada em Gaza”
Ataque do Hamas a Israel: um segundo Yom Kippur mais surpreendente
Sobre a atualidade interna, publicámos esta manhã uma sondagem sobre as intenções de voto para as próximas eleições presidenciais - Almirante continua a liderar corrida para as presidenciais, Guterres entra na sondagem a baralhar as contas à esquerda e à direita - e às 20h traremos novidades sobre as inteções dos eleitores nacionais para as legislativas. No entanto, para saber quem sobe e quem desce terá mesmo de nos vistar dentro de umas horas.
Nos artigos de hoje reservados aos nossos assinantes, há mais para ler.
“Uma grande crise financeira na China teria um impacto no resto do mundo, sobretudo em termos da cadeia de fornecimento global”
Avisos de saúde em rótulos do vinho vão ser adiados: quem é contra fala “de radicalismo verde”, quem é a favor diz que não há “intocáveis”
Despeço-me com mais duas recomendações: de Bruno Vieira do Amaral leia Mais pontos que futebol, sobre o momento que atravessa o Benfica e fica a sugestão para o mais recente livro de José Pedro Castanheira, histórico jornalista cá da casa - Os últimos do Estado Novo.
Tenha um bom final de dia e não deixe de nos acompanhar em Expresso.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: fgarcia@expresso.impresa.pt