Exclusivo

Cultura

Radiografar a ditadura: onze reportagens de José Pedro Castanheira em livro

Radiografar a ditadura: onze reportagens de José Pedro Castanheira em livro

Chama-se “Os Últimos do Estado Novo” e inclui trabalhos do jornalista publicados no Expresso ao longo de 30 anos, com um tema comum: o funcionamento do regime salazarista analisado desde o seu interior

São 11 reportagens abrangendo um arco temporal de 30 anos, publicadas na sua casa-mãe, o Expresso, onde foi redator principal. José Pedro Castanheira reúne-as num livro, intitulado “Os Últimos do Estado Novo”, editado pela Tinta-da-China. Com lançamento agendado para esta segunda-feira, às 19h, na Fundação Calouste Gulbenkian, a apresentação cabe a Miguel Caetano e Isabel Soares.

Os trabalhos, que fazem parte de um corpus mais vasto do jornalista permitem “descobrir o funcionamento do regime a partir do seu interior, como estava organizado, como funcionava, que regras tinha e que tipo de pessoas recrutava”, explica José Pedro Castanheira. Ele, para quem curiosidade pelos meandros do regime salazarista “tem um momento fundador”: uma reportagem de 1993 sobre o assassinato de Amílcar Cabral, o ‘pai’ da independência da Guiné Bissau e de Cabo Verde.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: LLeiderfarb@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate