O poder do diagnóstico e da transferência do conhecimento em Saúde
50 mulheres, 50 ideias para a Saúde. Estes são alguns dos destaques retirados das ideias apresentadas por Sandra Tavares, Raquel Oliveira, Fátima Macedo, Maria João Paiva Lopes e Isabel Ferreira para mudar a Saúde do país
Desafiadas pelo Expresso, 50 mulheres ligadas à Saúde indicam uma ideia que gostariam de ver implementada no sector através do projeto 50 mulheres, 50 ideias para a Saúde . As primeiras 15 já foram divulgadas e podem ser consultadas AQUI.
Conheça, hoje, 5 novas ideias.
Novo grupo de trabalho de oncologistas
Sandra Tavares, investigadora no i3S, sugere que se crie um grupo de trabalho de médicos oncologistas - no âmbito da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica - para que estes possam identificar as principais necessidades que os próprios enfrentam. A agência serviria de ponte entre a investigação e a prática clínica.
Loading...
Facilitar o diagnóstico de todas as doenças raras
Esta é a principal ideia destacada pela vice-diretora do Católica Biomedical Research Centre, Raquel Oliveira. Para melhorar o diagnóstico de este tipo de doenças a especialista reconhece a necessidade de implementar tecnologia relacionada com a sequenciação avançada.
Loading...
Incluir diagnóstico das imunodeficiências primárias severas no rastreio neonatal
Fátima Macedo, investigadora no i3S e professora na Universidade de Aveiro, mostra preocupação com esta temática da Imunologia. O diagnóstico feito numa fase precoce permitiria diagnosticar os bebés antes de estes desenvolverem a doença, tratando-os devida e atempadamente.
Loading...
Manter os profissionais no SNS
A diretora do Centro de Responsabilidade Integrado de Dermatovenereologia do CHULC, Maria João Paiva Lopes, põe a tónica na necessidade de reter os médicos no SNS. Esta é uma problemática que tem vindo a crescer e, para a resolver, a especialista sugere que se dê mais autonomia aos profissionais na gestão de serviços e que estes sejam aliviados das questões mais administrativas.
Loading...
Transferência de conhecimento gerado pela investigação para o tecido produtivo
Isabel Ferreira, investigadora e Professora Coordenadora Principal na área da Bioquímica e atual Secretária de Estado de Estado do Desenvolvimento Regional, defende que o conhecimento deve estar ao serviço das empresas e das instituições públicas para que todos possam tirar partido desse saber.
Loading...
Todas as semanas serão divulgadas 5 novas ideias. Ao longo dos próximos meses poderá acompanhar tudo AQUI.
50 mulheres, 50 ideias para a Saúde
50 mulheres, de várias especialidades, dão 50 ideias sustentadas para o desenvolvimento da Saúde em Portugal. Em maio, as 50 soluções apresentadas serão debatidas num evento que promete abrir as portas para o futuro do sector. 50 Mulheres, 50 Ideias para a Saúde é um projeto do Expresso com o apoio da Sanofi.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes