No feminino: 50 ideias que vão mudar a Saúde em Portugal
Céu Mateus, Fátima Cardoso, Maria da Graça Carvalho, Tânia Gaspar e Helena Canhão são as primeiras 5 mulheres a partilharem as suas ideias para melhorar a Saúde do país
Céu Mateus, Fátima Cardoso, Maria da Graça Carvalho, Tânia Gaspar e Helena Canhão são as primeiras 5 mulheres a partilharem as suas ideias para melhorar a Saúde do país
Jornalista
No âmbito das comemorações dos 50 anos do Expresso, o jornal desafiou 50 mulheres ligadas à Saúde para indicarem uma ideia que gostariam de ver implementada no sector, nos próximos anos, em Portugal.
A seleção do projeto 50 mulheres, 50 ideias para a Saúde é abrangente e conta com a participação de mulheres agrupadas em cinco categorias distintas: Liderança, Inovação, Investigação, Comunicação e Profissionais de Saúde.
Hoje, dia 6 de março, - e na semana em que também se assinala o Dia Internacional da Mulher (8 de março) - damos a conhecer as primeiras 5 ideias.
Para Céu Mateus, professora catedrática da Economia da Saúde da Lancaster University, o sistema de Saúde português deve combater as desigualdades no acesso aos cuidados, independentemente do local onde se more, do rendimento, da idade, do género ou de outros fatores. A especialista aponta o recurso à tecnologia como um dos meios para atingir este fim.
A diretora da Unidade da Mama do Centro Clínico da Fundação Champalimaud, Fátima Cardoso, põe a tónica no acesso rápido e igualitário aos tratamentos oncológicos por parte de todos os portugueses. Reduzir o tempo de acesso aos novos medicamentos e aumentar a colaboração entre entidades públicas e privadas são, segundo a especialistas, soluções possíveis para a resolução da problemática.
Esta é a ideia principal que a deputada no Parlamento Europeu, Maria da Graça Carvalho, gostaria de ver implementada no país. Uma maior simbiose entre as instituições de saúde, científicas e académicas poderá aumentar a possibilidade de desenvolver carreiras aliciantes que contribuam para a inovação do sector.
Segundo os dados do estudo da OMS intitulado Health Behaviour School-Aged Children, a saúde mental dos adolescentes portugueses sofreu um agravamento comparativamente ao período pré-pandémico. Nesse sentido, Tânia Gaspar, psicóloga e coordenadora do estudo em Portugal e nos países mediterrâneos, deixa a sua visão para uma melhor saúde mental dos nossos jovens.
A prevenção primária, secundária e terciária é a aposta de Helena Canhão, diretora da NOVA Medical School. A especialista refere a importância da promoção da Saúde do ponto de vista preventivo e não apenas do controlo das doenças, sendo que a formação e a educação para a Saúde da população deve ser incutida desde tenra idade.
Todas as semanas serão divulgadas 5 novas ideias. Ao longo dos próximos meses poderá acompanhar tudo AQUI.
50 mulheres, 50 ideias para a Saúde
50 mulheres, de várias especialidades, dão 50 ideias sustentadas para o desenvolvimento da Saúde em Portugal. Em maio, as 50 soluções apresentadas serão debatidas num evento que promete abrir as portas para o futuro do sector. 50 Mulheres, 50 Ideias para a Saúde é um projeto do Expresso com o apoio da Sanofi.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes