Geração E

Governo vai oferecer Intrarail grátis e noites nas Pousadas de Juventude a quem termina o 12.º ano

Governo vai oferecer Intrarail grátis e noites nas Pousadas de Juventude a quem termina o 12.º ano
Filippo Bacci/Getty

Terminar a escolaridade obrigatória vai dar direito a um “presente” do Governo: haverá viagens de comboio e dormidas nas Pousadas de Juventude (tudo gratuito) para aproveitar, além de um Cartão Jovem oferecido até aos 29 anos e com vantagens reforçadas

A partir de 8 de janeiro de 2024, todos os jovens que concluam com sucesso a escolaridade obrigatória vão ter direito a uma oferta do Governo: haverá viagens de comboio e noites nas Pousadas de Juventude gratuitas para aproveitar.

O programa “ANDA Conhecer Portugal”, como o nome já deixa adivinhar, permite aos jovens estudantes residentes em Portugal viajar de comboio durante sete dias, de forma ilimitada, e dormir seis noites na rede de Pousadas de Juventude para conhecer melhor o país. A medida é para todos, de forma a mitigar “as barreiras socioeconómicas e promovendo a mobilidade, o turismo juvenil e a coesão territorial”, refere a Movijovem em comunicado.

O pré-registo para o programa, disponível em 2024, inicia-se esta terça-feira, 7 de novembro, através de uma plataforma própria.

A medida, inicialmente referida no ‘pacote’ de medidas para os jovens anunciado por António Costa em setembro, a maioria aprovadas no âmbito do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), resulta de uma parceria da Movijovem, organismo de promoção da mobilidade juvenil, com a CP - Comboios de Portugal.

Cartão Jovem será gratuito até aos 29 anos

A par da apresentação do “ANDA Conhecer Portugal”, está também prometido o aumento de “valências e vantagens” do Cartão Jovem, que passará a ser gratuito, a nível nacional, entre os 12 e os 29 anos.

As novidades, a ser apresentadas publicamente esta terça-feira (7) em Lisboa, foram mencionadas na manhã desta segunda pela Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, durante uma audição a propósito do OE2024.

Ana Catarina Mendes referiu ainda, entre outras medidas direcionadas aos jovens, a promoção da saúde mental no Ensino Superior, o aumento das bolsas de estudo, a promoção ao empreendedorismo jovem e a oficialização da criação de um Observatório da Juventude, para “acompanhar e monitorizar as políticas públicas que se fazem para as várias áreas da juventude”.

Os jovens no Orçamento do Estado

Entre as medidas apresentadas para o OE2024, alguns dos seus pilares estão direcionados às camadas mais jovens.

Entre as já muito comentadas medidas, que deixaram algumas dúvidas entre os mais novos quanto à sua eficácia para a resolução dos seus problemas, destacam-se a devolução do valor da propina anual por cada ano de trabalho declarado em Portugal (num máximo de 697 euros para licenciatura e 1500 para mestrados), o aumento dos benefícios fiscais no IRS Jovem, a subida nos apoios ao alojamento estudantil e os passes gratuitos para quem tem menos de 23 anos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: tscunha@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate