Economia

Credit Suisse enfrenta buraco de capital superior a 8 mil milhões de euros, estima Goldman Sachs

Credit Suisse enfrenta buraco de capital superior a 8 mil milhões de euros, estima Goldman Sachs

O Credit Suisse poderá ter de enfrentar um buraco financeiro superior a 8 mil milhões de euros em 2024, estima a Goldman Sachs

A Goldman Sachs estima que o buraco de capital do Credit Suissese aproxime dos 8 mil milhões de francos suíços em 2024 (cerca de 8,3 mil milhões de euros ao câmbio atual, segundo notícia da Bloomberg desta terça-feira, 11 de outubro.

Segundo os analistas do banco de investimento norte-americano, na melhor das hipóteses o capital necessário será de 4 mil milhões de francos suíços (4,1 mil milhões de euros), numa altura em que o banco está a analisar diversas formas de reestruturar a sua operação para angariar o capital necessário.

A Bloomberg recorda que a casa de investimento Jefferies já tinha estimado as necessidades de capital do Credit Suisse para os próximos dois a três anos nos 9 mil milhões de francos suíços (9,3 mil milhões de euros).

O Credit Suisse está a ponderar a separação das suas partes do negócio, e foi alvo de apostas massivas contra o valor das ações no início de outubro devido a temores relativos à solvência do banco, que a instituição procurou mitigar com um programa de recompra de dívida.

O banco já perdeu 51% do seu valor de mercado desde o início do ano depois de vários escândalos terem afetado a sua posição financeira.

Segundo a Bloomberg, para evitar angariar capital numa altura em que o preço das próprias ações está em baixa, o Credit Suisse está a considerar a venda da unidade de produtos financeiros complexos e a venda parcial das unidades de consultoria e de banca de investimento.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas