Livro de José Tolentino Mendonça nas bancas com o Expresso
“Que Coisa São As Nuvens”, o livro de crónicas da autoria do arcebispo português — que será nomeado Cardeal a 5 de outubro — regressa às bancas numa edição exclusiva do Expresso
“Que Coisa São As Nuvens”, o livro de crónicas da autoria do arcebispo português — que será nomeado Cardeal a 5 de outubro — regressa às bancas numa edição exclusiva do Expresso
As melhores crónicas de José Tolentino Mendonça estarão nas bancas, num livro com mais de 200 páginas. O volume, editado originalmente em 2015, regressa este sábado com o Expresso, numa altura de celebração marcada pelo anúncio da sua nomeação como cardeal — cuja cerimónia de consistório está marcada para 5 de outubro no Vaticano.
Em causa estão crónicas que nunca haviam sido publicadas em volumes anteriores, como explicou o arcebispo titular de Suava e arquivista e bibliotecário no Vaticano aquando do lançamento de "Que Coisa São As Nuvens?", que partilha o título com o das crónicas que assina semanalmente na Revista E do Expresso. A ideia era possibilitar "o encontro de material inédito em livro". Quanto ao conteúdo, os textos mantêm "entre si uma correspondência - mais secreta ou mais explícita", de modo a que o resultado final reflita o trabalho de cronista, "uma espécie de romancista do quotidiano".
Organizado em três partes, todas elas têm o nome de um pequeno filme de Pier Paolo Pasolini a encimar a secção. Se "Comícios de Amor" trata as problemáticas do presente, do aqui e do agora, de uma vida caracterizada pelo ambiente em que vivemos, a segunda — intitulada “Teorema” — debruça-se sobre "as questões da crença e a reflexão sobre a espiritualidade em espaço público. Quanto à última parte, "A Terra Vista da Lua", fala "sobre o amanhã, sobre aquilo que já hoje podemos pressentir do que serão as sendas, os caminhos e os atalhos daquilo que está por chegar".
Desafiado a explicar o título do volume, o teólogo e cronista explicou à época que "era muito importante dar a estas crónicas como título uma pergunta" e queria que fosse algo que "remetesse para um espanto, uma pergunta universal que todos os homens fazem a eles mesmos". Para Tolentino Mendonça, as respostas encontradas vão sendo diferentes, mas uma das características mais impressionantes destas massas em movimento é o facto "de poderem ser observadas de todos os pontos de vista".
"Que Coisa São As Nuvens?" será apresentado em banca com um PVP de €4,90.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt