Blitz

Matty Healy, dos The 1975, beijou um homem em palco na Malásia: o festival onde atuava foi cancelado pelo governo

Matty Healy
Matty Healy
Getty Images

Os 1975 atuavam no festival Good Vibes, em Kuala Lumpur, quando o vocalista Matty Healy afirmou, em pleno concerto: “Não vejo razão para convidarem os The 1975 para depois nos dizerem com quem é que havemos de ter relações sexuais.” Seguiu-se um beijo entre Healy e o baixista da banda. O governo da Malásia cancelou o festival

O festival Good Vibes, na Malásia, foi cancelado porque o vocalista da banda britânica The 1975, Matty Healy, criticou as leis anti-LGBTQ do país e beijou um membro da banda no palco.

A situação ocorreu na noite de sexta-feira, em Kuala Lumpur, e levou o Ministério das Comunicações do país do sudeste asiático a cancelar todo o evento, que deveria durar três dias. Na Malásia, atos homossexuais são ilegais e puníveis com pena de prisão que pode chegar a 20 anos.

“Não vejo razão pela qual se há de convidar os The 1975 para tocar aqui para depois nos dizerem com quem é que podemos ter relações sexuais (…) Estou verdadeiramente furioso. Não é justo, vocês não representam o vosso governo. São jovens e tenho a certeza de que muitos de vós são gays e progressistas”, afirmou Healy em palco, uma semana após um concerto no festival Super Bock Super Rock, acrescentando que a banda só não cancelou o concerto por respeito aos fãs. Pouco depois, acercou-se do baixista Ross MacDonald e beijou-o.

Em comunicado, o festival Good Vibes fez saber: “Lamentamos profundamente anunciar que a programação restante [do festival], prevista para hoje e amanhã, foi cancelada após a polémica conduta e os comentários feitos pelo artista britânico Matty Healy da banda The 1975. (…) O [governo] sublinha a sua postura inabalável contra quaisquer partes que desafiem, ridicularizem ou violem as leis da Malásia.”

Ver Instagram

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate