Blitz

De Guimarães a Setúbal, anunciados três festivais dedicados à música de vários países

Bia Ferreira
Bia Ferreira
Rita Carmo

Uma colaboração entre Adriana Calcanhotto e Salvador Sobral em Setúbal, uma homenagem aos blues ucranianos no Porto e um festival dedicado à música brasileira em Braga: conheça os eventos marcados para os próximos meses, em Portugal

A juntar aos festivais já bem conhecidos dos portugueses, realizam-se nos próximos meses outros eventos dedicados a vários tipos de música.

A partir de 3 junho, o festival Língua Terra acontece em Setúbal, com o propósito de promover o intercâmbio entre artistas de seis países de língua portuguesa. No Fórum Luísa Todi, a brasileira Adriana Calcanhotto, que este ano lançou o álbum “Errante”, atuará a 5 de junho, num concerto com a participação de Salvador Sobral, que no outono lança “Timbre”, um novo longa-duração. A 2 de julho, é a vez de a também brasileira Bia Ferreira se apresentar ao vivo em Setúbal, com primeira parte da sua compatriota Bárbara Eugênia.

O evento, que está na sua terceira edição, contempla também a exibição de um documentário sobre a relação entre João Gilberto e o grupo Novos Baianos e um workshop de percussão, entre outras atividades. Os bilhetes já estão à venda.

Em julho, regressa ao Palácio de Cristal, no Porto, o Porto Blues Fest. Este ano, o evento irá prestar homenagem a um ícone musical da Ucrânia, o músico de blues Alexander Dolgov, que viu a sua casa e o seu estúdio serem destruídos pelos bombardeamentos russos.

Com esta homenagem, diz Adalberto Ribeiro, da promotora Trovas Soltas, o Porto Blues Fest “manifesta a sua solidariedade para com o povo ucraniano e as populações afetadas, nomeadamente os artistas que desta forma estão impedidos de levar a cabo a sua missão junto da sociedade. A arte e a cultura são, na sua essência, veículos de aproximação entre os povos, de estímulo ao diálogo e à multiculturalidade, de enraizamento de valores humanistas e de promoção da paz.”

A 21 de julho, haverá concertos dos portugueses Montalvor, dos alemães Greyhound's Washboard Ban e dos norte-americanos Tia Carroll. A 22, sobem ao palco da Concha Acústica do Palácio de Cristal os portugueses Little Hands Blues Band, a já referida atuação de Alexander Dolgov & Porto Blues Fest Band, da Ucrânia, e os veteraníssimos The Animals, de Inglaterra.

Em agosto, o Multiusos de Guimarães recebe um festival dedicado à música brasileira. Pelo Brazil Groove Music passarão, a 15 de agosto, Léo Santana; a cantora de 17 anos Treyce, conhecida pelo êxito ‘Lovezinho’, e a dupla de DJ Rich&Mendes. O festival prossegue a 19 de agosto, com a estreia em Portugal de Izza, que acaba de apresentar um dueto com Alicia Keys, e espetáculos de Poesia Acústica e Marvilla, cantora revelação do pagode brasileiro.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: blitz@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas