Exclusivo

Justiça

“Olha, não podes isentar o terreno do data center de uma AIA”: a conversa entre os presidentes da APA e do ICNF que levanta suspeitas ao MP

Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente
Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente

Uma frase do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, em conversa telefónica com o presidente do Instituto de Conservação da Natureza, Nuno Banza, que explica como alegadamente se isentou de avaliação de impacte ambiental parte do projeto do Data Center da Start Campus, em Sines, e se poderá ter facilitado a desafectação de zonas especiais de conservação (ZEC) de espécies prioritárias integradas em Rede Natura 2000. Lacasta e o então secretário de Estado da Energia, João Galamba, são dois dos arguidos na “Operação Influencer”

“Olha, não podes isentar o terreno do data center de uma AIA”: a conversa entre os presidentes da APA e do ICNF que levanta suspeitas ao MP

Carla Tomás

Jornalista

“Olha uma coisa, o terreno do data center [em Sines] é todo ZEC - Zona Especial de Conservação, então nunca podes isentar de AIA [avaliação de impacte ambiental]”: a frase é do presidente do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Nuno Banza, durante uma conversa telefónica com o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, em maio de 2022, e que foi captada nas escutas da “Operação Influencer”.

Por sua vez, Lacasta parece tranquilizar Banza e diz “aquilo já está isentado de AIA [Avaliação de Impacte Ambiental]”. “Nós estamos completamente organizados com o promotor, há meses, há um ano e tal.” Ou seja: um dos sete módulos do projeto classificado como de Potencial Interesse Nacional (PIN) já estava “isentado de AIA”.

Esta troca de argumentos é, para o Ministério Público, um dos indícios que levam a suspeitar que terão acontecido ilegalidades na atribuição do projeto do megaprojeto do data center naquela região do sudoeste alentejano. Mas há mais.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ctomas@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate