Plano elaborado pela Comissão Técnica de Vacinação está na fase final e vai ser apresentado à Direção-Geral da Saúde para aprovação
Até ao final da semana, o país deverá conhecer a proposta final dos peritos para vacinar a população portuguesa contra o vírus pandémico. Ao Expresso, um dos elementos da recém constituída Comissão Técnica de Vacinação para a covid-19 adiantou que o documento está a ser ultimado, para entrega à Direção-Geral da Saúde ainda antes da próxima sexta-feira.
Sem adiantar qualquer dado sobre a hierarquização dos grupos prioritários, o especialista explicou apenas que a comissão não se revê nas informações que têm sido noticiadas, garantindo que os critérios finais a propor ao Governo vão além da simples avaliação da eficácia da vacina nas diferentes faixas etárias. Ou seja, não devendo deixar longe da linha da frente a população mais idosa, para a qual se supõe existirem percentagens de imunização menores do que na restante população.
Uma vez entregue, a proposta será depois submetida à apreciação das autoridades de Saúde e do próprio Governo. A comissão técnica autora da proposta foi nomeada a 4 de novembro e é constituída por 10 peritos, coordenados pelo 11º elemento, o especialista em medicina interna Válter Fonseca. Integram o grupo José Gonçalo Marques, pediatra e coordenador-junto, Diana da Silva Costa, farmacêutica, Ema Paulino Pires, farmacêutica, Luís da Silva Graça, imunologista, Luísa Vaz, especialista em medicina geral e familiar, Maria Vieira Ventura, farmacêutica, Maria de Lurdes Silva, enfermeira, Manuel do Carmo Gomes, epidemiologista, Raquel Guiomar, virologista, e Teresa Alves Fernandes, bióloga.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: varreigoso@expresso.impresa.pt