Veja o mapa interativo, concelho a concelho, com as médias nacionais nos exames do ensino secundário
Trofa, Mortágua, Porto, Santo Tirso e Viseu. São estes os concelhos onde se registaram as médias mais altas na 1ª fase dos exames nacionais de 2020/21, contribuindo para colocar em destaque os distritos do Porto e de Viseu. Guarda e também a região do Alto Minho surgem neste mapa das notas igualmente pintadas a verde mais escuro, indicando resultados bem positivos.
Nos 275 municípios onde existe ensino secundário, a maioria dos concelhos consegue apresentar uma média igual ou superior a 10 valores (numa escala de 0 a 20) e há apenas 25 onde tal não acontece. Em 2020, e uma vez que os resultados foram particularmente altos fruto das adaptações feitas nos exames nacionais no primeiro ano da pandemia, todos estavam em terreno positivo.
Pela negativa, o destaque vai para os concelhos de Alfândega da Fé e de Carrazeda de Ansiães, com valores médios na ordem dos 8,3 valores e assinalados no mapa a vermelho.
Médias por concelho
Açores
Na Região Autónoma dos Açores, Lajes do Pico regista a média nos exames do secundário mais alta (11,85) e a Calheta na ilha de São Jorge a mais baixa (8,4 valores).
Madeira
Na Região Autónoma da Madeira, as médias foram positivas em todos os municípios, com a Calheta a apresentar um máximo de 11,9 valores.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: SMRosa@expresso.impresa.pt