Exclusivo

Presidenciais 2021

Ventura bate Marcelo no pódio dos debates com maior audiência

Ventura bate Marcelo no pódio dos debates com maior audiência
José Fernandes

Os mais vistos são como jogos de futebol e tiveram melhores audiências que os debates de 2016, apesar de ser uma eleição para um eventual segundo mandato. Ventura está nos dois primeiros lugares, Marcelo em primeiro e terceiro

Ventura bate Marcelo no pódio dos debates com maior audiência

Vítor Matos

Jornalista

Ventura bate Marcelo no pódio dos debates com maior audiência

Liliana Coelho

Jornalista

Se Marcelo Rebelo de Sousa era a estrela da pré-campanha, André Ventura seria o candidato-incógnita a gerar curiosidade acrescida no eleitorado e Ana Gomes a challenger mais séria do Presidente, enquanto Marisa Marias era aquela que, em teoria, faria o debate mais polarizado com o chefe do Chega. Se não era assim, é o que parecem refletir os dados das audiências dos frente a frente presidenciais, onde pelo menos três dos confrontos políticos tiveram uma audiência equivalente ao que se pode registar em jogos de futebol da Champions.

O pódio dos debates quanto ao interesse registado junto dos potenciais eleitores é este, segundo os dados das audiências medidos pela GFK: o confronto Marcelo/Ventura lidera os 21 duelos com 2 milhões de espetadores de audiência média (somando SIC com SICN); em segundo lugar ficou Ventura/Marisa, com 1,7 milhões de espectadores de audiência média (também números acumulados da SIC e SICN); o terceiro lugar é para o confronto Ana Gomes/Marcelo, com quase 1,7 milhões de pessoas a ver (acumulado da RTP1 com a RTP3).

Numa altura em que as campanhas estão muito condicionadas devido à pandemia - e agora talvez irremediavelmente comprometidas com Marcelo infetado com covid-19 - os debates televisivos entre candidatos ganharam ainda maior relevância. Nas últimas eleições presidenciais, há cinco anos, o debate entre Marcelo Rebelo de Sousa e António Sampaio da Nóvoa foi o que alcançou o maior número de espectadores: 1,326 milhões (este ano seria apenas o terceiro mais visto). Em segundo lugar, ficou o frente a frente entre Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém, com 1,064 milhões de espectadores (ficaria hoje na sexta posição).

Os resultados destes programas, porém, não refletem apenas o interesse político dos debates em causa, mas são também influenciados, por inércia, pelas audiências que os canais já costumavam registar à partida. E é preciso também distinguir aqui os confrontos entre os que foram emitidos em canal generalista aberto e os que ficaram remetidos apenas ao cabo. Assim, o quarto mais visto foi Ferreira/Marcelo, com 1,13 milhões de espectadores como audiência média (acumulado da TVI com a TVI24). A realidade dos canais generalistas (onde Marcelo teve a maioria das aparições) é muito diferente dos canais fechados: o melhor resultado no cabo foi de Marisa/Mayan, mas aparece apenas na décima posição, com 307 mil espectadores de audiência média na SIC Notícias.

Apesar de ser um dos duelos mais esperados e politicamente mais relevantes entre os candidatos teóricos ao segundo lugar, o debate entre Ana Gomes e André Ventura surge apenas em quinto lugar, com 1,12 milhões de audiência média (na TVI e na TVI24).

Top 10 dos 21 debates presidenciais

  1. Ventura/Marcelo - 2 milhões de audiência média (SIC 1.834 mil + SICN 247,3 mil)

  2. Ventura/Matias - 1,75 milhões de audiência média (SIC 1.568,1 mil + SICN 185 mil)

  3. Gomes/Marcelo - 1,69 milhões de audiência média (RTP1 1.583 mil + RTP3 109 mil)

  4. Ferreira/Marcelo - 1,13 milhões de audiência média (TVI 1.059 mil + TVI24 74 mil)

  5. Gomes/Ventura - 1,12 milhões de audiência média (TVI 1.848 mil + TVI24 279 mil)

  6. Ferreira/Matias - 1 milhão de audiência média (RTP1 953,5 mil + RTP3 71 mil)

  7. Marcelo/Matias - 873,7 mil de audiência média (RTP1 845,9 mil + RTP3 27,8 mil)

  8. Gomes/Ferreira - 802,8 mil de audiência média (RTP 748,3 mil + RTP3 54,5 mil)

  9. Marcelo/Mayan - 721,5 mil de audiência média (RTP1 678,7 mil + RTP3 42,8 mil)

  10. Matias/Mayan - 307,3 mil de audiência média (SICN)

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lpcoelho@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate