Balanço dos debates: uma vitória, uma luta pelo 2º e uma ultrapassagem pela esquerda (segundo o painel de comentadores Expresso e SIC)
Ao fim dos 15 duelos televisivos, a tabela final de resultados: Marcelo confirma-se como o vencedor, mas houve uma luta imprevisível pelo segundo lugar: Ana Gomes e o liberal Tiago Mayan. À esquerda, João Ferreira passou Marisa. E Ventura foi o lanterna vermelha
Falta ainda o debate entre todos, marcado para terça-feira na RTP, mas fechados os 15 debates entre os principais candidatos, Marcelo Rebelo de Sousa foi quem recolheu melhores avaliações do painel de comentadores formado pelo Expresso e SIC. O atual Presidente tem uma nota média de 6,7 pontos - numa escala de zero a 10 - subindo mesmo a sua avaliação no seu últimos debates (a média era de 6,4 antes de se bater com Ana Gomes).
No caso do atual Presidente, de resto, a sequência mostra que as duas melhores notas foram obtidas precisamente nos últimos confrontos: contra Ana Gomes (onde bateu recorde de todos os 15 debates, com 8 valores) e no debate com André Ventura, onde os comentadores lhe atribuíram 7,9 valores. Já o pior registo de Marcelo foi no debate contra João Ferreira, do PCP: 5,2 em média.
A socialista Ana Gomes - que concorre sem o apoio do seu partido, como independente - fez uma sequência em sentido contrário: começou bem no duelo com Marisa Matias, com 6,4 valores, foi menos forte no seguinte, contra João Ferreira. E tendo conseguido uma boa avaliação contra André Ventura, acabou por encolher a sua média no debate que lhe correu pior, contra Marcelo. Se a meio dos debates estava com 6 valores, terminou a semana com 5,3 - mesmo assim o suficiente para terminar em segundo lugar.
Com essa descida Ana Gomes acabou quase empatada com um candidato-surpresa: Tiago Mayan, candidato apoiado pela Iniciativa Liberal, que conseguiu um debate equilibrado contra o atual Presidente, depois uma vitória unânime face a André Ventura (o seu melhor resultado, 5,7) e terminou com mais um resultado positivo contra Marisa Matias (5,5). O liberal, que não tinha experiência em debates, foi o mais constante dos candidatos - variou sempre entre os 4,7 e os 5,7 valores nas avaliações dos comentadores.
Mas na disputa entre candidatos de esquerda, Ana Gomes ficou a larga distância dos seus adversários. O segundo lugar neste 'campeonato' (embora apenas com a quarta classificação final) ficou com João Ferreira, uma boa notícia para o comunista no momento em que aparece mais atrás nas sondagens. Ferreira obteve uma média de 4,6 valores, bem acima dos 4,1 de Marisa Matias. Com uma vitória importante no debate com a sua adversária mais direta.
Quanto a André Ventura, ficou no fim da lista: de acordo com os 17 comentadores do Expresso e SIC, perdeu todos os debates. E tem uma média de apenas 2,4 valores.