Verdade ou Consequência

Podcast Verdade ou Consequência #Aurélio Gomes: “O que mais me distingue é a curiosidade. E o que mais me emociona é a bondade dos outros”

É ele que distribui o jogo na mesa do “Eixo do Mal”, da SIC Notícias, e o anfitrião do programa “Baseado Numa História verídica”, do Canal Q. Mas antes Aurélio Gomes foi uma voz da rádio e discutiu durante anos “O Sexo dos Anjos” com Júlio Machado Vaz. Desta vez, sentou-se na cadeira do “Verdade ou Consequência” e revelou para que lado costuma ir o seu voto. “Situo-me à esquerda, uma esquerda democrática, claro. Mas atenção que as verdades não estão só à esquerda ou só à direita. Digamos que gosto muito daquilo que a social-democracia fez no norte da Europa e que defino assim: ‘Se não tens jeito para a competição, a gente ampara-te. Se tens jeito para a competição, vai lá que a gente deixa-te ir’.”

No início não era a voz nem o verbo, mas a psicologia. Isto porque o meu convidado queria descodificar melhor os outros. E, claro, mergulhar mais a fundo dentro de si.

Foi por causa da psicologia que Aurélio Gomes conheceu Júlio Machado Vaz que o levou perceber que as palavras são mesmo uma arma poderosa e que uma música ou um poema podem ser um excelente mote de conversa. E foi também na rádio - primeiro na Rádio Universitária do Porto, depois na Rádio Nova e Nova Era – que começou a fazer-se ouvir e a dar voz aos outros e a debater o “Sexo dos Anjos” e o amor - esse sentimento tão importante e tantas vezes difícil e estranho.

Mais tarde, em Lisboa, Aurélio fez parte do relançamento da Rádio Nostalgia e depois do extinto Rádio Clube Português, onde chegou a ser premiado pelo programa “Janela Aberta”, por conduzir com Teresa Gonçalves conversas sobre temas LGBT.

Nos últimos anos, esta voz da rádio tornou-se também um rosto da TV, primeiro no Canal Q com o programa de entrevistas “Baseado numa Histórica Verídica” e, agora, mais recentemente com a sua moderação no programa Eixo do Mal, da SIC Notícias, onde distribui jogo e tem a difícil tarefa de organizar um painel tão eloquente quanto insubordinado. E chega a deixar escapar sobre o painel do Eixo: “Uma coisa é o que se passa no ar. E depois cá fora...é diferente...”

E, não menos importante, Aurélio dá 'show' na hora do karaoke. E canta “Paixão”, dos Heróis do Mar e “E depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho.

Pode ver ou rever em vídeo este episódio aqui no site do Expresso ou no da SIC Notícias ou ouvir em podcast no iTunes e Soundcloud.

Loading...
Assinar o Verdade ou Consequência no iTunes: https://apple.co/2DrqjsK
Assinar o Verdade ou Consequência no Soundcloud: https://bit.ly/2GyNK6C
Se usar Android, basta pesquisar Verdade ou Consequência na sua aplicação de podcast

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: oemaildobernardomendonca@gmail.com

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate