Perguntar Não Ofende

Mariana Cabral, treinadora do Sporting: o que diz um beijo sobre o futebol feminino?

Nos últimos anos de jornalista, Mariana Cabral acumulou a atividade no Expresso com o treino das equipas de juvenis femininas do Sporting, até se ter dedicado a 100% como treinadora, agora com a equipa sénior feminina do SCP. Mulher, treinadora de futebol e feminista, fala com Daniel Oliveira sobre o beijo despropositado e abusivo de Luis Rubiales, no regresso do podcast Perguntar Não Ofende

NUNO FOX

No momento mais importante das suas vidas desportivas, as mulheres da seleção espanhola de futebol viram o palco ocupado por um homem. Com um beijo na boca de uma jogadora que, para todos os efeitos, era sua subordinada, totalmente despropositado e abusivo em contexto profissional, abriu-se um debate que pode parecer exagerado, pelo momento emocional em que o episódio se deu, mas que é muitíssimo relevante. Porque os pequenos episódios com grande visibilidade são, muitas vezes, os que permitem sublinhar que não é natural o que muitos julgam ser.

Rapidamente, a jogadora é que passou a ser julgada. A estrutura federativa dirigida por Luis Rubiales foi libertando vídeos da festa para provar que Jenni Hermoso até gostou do beijo. O debate passou a ser sobre o facto de não ter resistido, pelo tempo que demorou a reagir, por ter sido apanhada a brincar, em dia de festa, com o sucedido. Se não ficou destroçada e traumatizada, lá estava o consentimento. Como se a ausência de consentimento, ainda por cima em contexto laboral, dependesse do estado emocional em que fica a abusada. No fundo, nenhuma mulher é abusada sem culpa própria. É essa a mensagem.

É mais que uma entrevista, é menos que um debate. É uma conversa com contraditório em que, no fim, é mesmo a opinião do convidado que interessa. Quase sempre sobre política, às vezes sobre coisas realmente interessantes. Um projeto jornalístico de Daniel Oliveira e João Martins. Imagem gráfica de Vera Tavares com Tiago Pereira Santos e música de Mário Laginha. Subscreva (no Spotify, Apple e Google) e oiça mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: danieloliveira.lx@gmail.com

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate