O Muro de Berlim caiu há 34 anos. Que Alemanha é a de hoje?
Neste início de novembro assinalamos duas efemérides alemãs. A 9 de novembro de 1989 caía o Muro de Berlim. Mais de meio século antes, em 1938, acontecia de 8 para 9 de novembro a Kristallnacht, símbolo infame do genocídio e do Holocausto. Qual a importância destes acontecimentos históricos para a Alemanha de hoje? Ouça o novo episódio do podcast O Mundo a Seus Pés
Dificilmente dois aniversários poderiam ser mais diferentes. Se em 1989 a queda do Muro de Berlim encheu os alemães (mormente os de Leste) de esperança e sonhos de democracia, liberdade e prosperidade, em 1938 uma noite assassina mostrava sem disfarces o ódio aos judeus, promovido a partir dos níveis mais altos do regime nazi.
Para traçar um retrato da Alemanha do presente, onde ainda ecoa este passado, é convidada deste episódio Mónica Dias, professora do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica e, a partir de 7 de novembro, sua diretora. É também perita em assuntos da Alemanha, país onde viveu na adolescência.
A edição técnica é de Salomé Rita, num conversa conduzida pelo editor da secção internacional do Expresso, Pedro Cordeiro.
O Mundo a Seus Pés é o podcast semanal da secção internacional do Expresso. É apresentado, em rotatividade, pelos jornalistas Pedro Cordeiro, Ana França, Manuela Goucha Soares e Hélder Gomes.