Duplo terramoto na Turquia e na Síria causa milhares de mortos. Como e porquê? E um sismo igual pode acontecer em Portugal?
Milhares de edifícios caíram e, à hora de lançamento deste podcast, o número de vítimas mortais já ultrapassava os 15 mil. Neste episódio extra do podcast O Mundo a seus Pés analisamos os dois terramotos que assolaram o sul da Turquia e o norte da Síria em menos de 24 horas. Com 7,8 e 7,5 graus na escala de Richter, respetivamente, deixaram um rasto de destruição, mortandade e centenas de milhares de deslocados
O terramoto que abalou Turquia e Síria na segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023, é dos mais catastróficos das últimas décadas. À hora de gravação deste episódio, a 8 de fevereiro, contavam-se mais de 11 mil mortos e pelo menos 300 mil deslocados, um balanço que promete subir ao ritmo das operações de busca e resgate ainda em curso.
Para tomar o pulso à tragédia e perceber as suas implicações, nomeadamente políticas, bem como o risco de algo semelhante acontecer em Portugal, são convidados deste episódio o correspondente do Expresso em Ancara, José Pedro Tavares, e o jornalista Tiago Soares, da equipa internacional do jornal. A conversa é moderada pelo editor da secção, Pedro Cordeiro, cabendo a sonoplastia a João Martins.
O Mundo a Seus Pés é um programa semanal da secção internacional do Expresso, à segunda-feira, com episódios extra sempre que se justifique. A condução das emissões é rotativa entre os jornalistas Cristina Peres, Pedro Cordeiro, Manuela Goucha Soares e Ana França.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes