No início de maio de 2022, uma fuga de informação tornou conhecida a versão preliminar de uma decisão que terá apoio maioritário entre os nove juízes do Supremo Tribunal dos Estados Unidos da América. A mesma visa revogar o famoso veredicto Roe vs. Wade, que em 1973 deu âmbito nacional ao direito a interromper uma gravidez.
É ocasião para falar com Isabel Moreira, deputada e colunista do Expresso, e Ana França, jornalista da secção internacional, sobre os avanços e recuos do direito ao aborto no mundo. O episódio tem edição técnica de João Luís Amorim e é conduzido pelo editor Pedro Cordeiro.
Em Portugal o Presidente da República assegura que a questão não está em cima da mesa, com a autoridade de quem foi, há 15 anos, figura de proa da campanha contra a despenalização do aborto, que saiu derrotada por 59%-41% dos votos. Ainda assim, soube-se pouco depois da gravação deste episódio que está à beira de ser cooptado para o Tribunal Constitucional um magistrado cujas posições sobre o assunto se aproximam das mais conservadoras que vêm da outra margem do Atlântico.
Ouça aqui outros episódios:
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcordeiro@expresso.impresa.pt