O CEO é o limite em Podcast

Margarida Almeida, CEO da Amazing Evolution: "É muito duro olhar nos olhos de alguém e dizer que não temos capacidade para pagar ordenados"

Nunca tinha pensado criar um negócio próprio até a empresa onde trabalhava ter sido declarada insolvente. Coube-lhe liderar o processo de revitalização. Pelo caminho teve de fazer o mais difícil, despedir. Margarida Almeida, CEO da Amazing Evolution, é a convidada desta semana do podcast “O CEO é o limite”. Nasceu enquanto empresária a recuperar unidades hoteleiras falidas e tentar preservar postos de trabalho

Margarida Almeida, CEO da Amazing Evolution: "É muito duro olhar nos olhos de alguém e dizer que não temos capacidade para pagar ordenados"

Cátia Mateus

Jornalista

Margarida Almeida, CEO da Amazing Evolution: "É muito duro olhar nos olhos de alguém e dizer que não temos capacidade para pagar ordenados"

João Carlos Santos

Fotojornalista

Quando olha para trás, para o caminho que percorreu, Margarida Almeida, hoje presidente executiva da Amazing Evolution, tem apenas uma certeza: “Se não tivesse passado pelo que passei, se a empresa para a qual trabalhava não tivesse sido declarada insolvente, não tinha criado empresa nenhuma. Era muito feliz onde estava”.

O destino, porém, tinha outros planos para a advogada que aprendeu a ser gestora “à força” e no terreno. Formada em Direito, Margarida Almeida iniciou a carreira na banca e no currículo acabaria ainda por somar uma passagem pela então Petrogal, antes de se apaixonar pela área dos investimentos imobiliários, no grupo Imocom.

A empresa onde, vinca, “era muito feliz” acabaria por ser declarada insolvente, deixando Margarida - na altura diretora do departamento jurídico - com um conjunto de empreendimentos hoteleiros à beira do fracasso nas mãos e centenas de trabalhadores em risco.

Cátia Mateus e Margarida Almeida, CEO da Amazing Evolution, durante a gravação do podcast "O CEO é o limite"

“Não percebia nada de gestão hoteleira, não percebia nada de finanças. Demorei meses a aprender termos técnicos, mas aprendi… tive de aprender”, recorda. O mais difícil foi “ter de despedir”, garante. Procurou preservar o maior número de postos de trabalho possível - “sentia-me responsável pelas pessoas” -, mas não os conseguiu segurar a todos. “Tive de ir fazendo despedimentos. É muito duro olhar nos olhos de alguém e dizer que não temos capacidade para pagar ordenados. Chorei muito, chorei muito sozinha”, relembra.

Margarida começou a gerir os processos de revitalização das unidades do grupo Imocom e foi a recuperar negócios de terceiros que acabaria por ganhar o fôlego necessário para avançar com o seu. A Amazing Evolution nasce em 2012, em pleno contexto de crise, inicialmente como o seu autoemprego e focada em gerir e rentabilizar hotéis e dificuldades.

Hoje é uma PME Líder, tem sob a sua alçada a gestão de um vasto portfolio de unidades e Margarida Almeida, a CEO, foi apontada em 2020, no ano da pandemia, como a melhor gestora de hotéis da Europa, pelos World Travel Awards.

Cátia Mateus podcast O CEO É o limite

O CEO é o limite é o podcast de liderança e carreira do Expresso. Todas as semanas a jornalista Cátia Mateus mostra-lhe quem são, como começaram e o que fizeram para chegar ao topo os gestores portugueses que marcaram o passado, os que dirigem a atualidade e os que prometem moldar o futuro. Histórias inspiradoras, contadas na primeira pessoa, por quem ousa fazer acontecer. Ouça outros episódios aqui.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: cmateus@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate