1985: a “chapelada” de Jardim que elegeu o “Sr. Silva” e a nostalgia do Bloco Central
Alberto João Jardim e João Soares vieram ao Liberdade para Pensar falar de 1985, quando Cavaco Silva chegou a líder do PSD, Mário Soares protagonizou a adesão de Portugal à CEE, o PRD nasceu a partir do Palácio de Belém e o Bloco Central morreu. Ouça o episódio conduzido por Ângela Silva
Jardim assume que forjou "três ou quatro assinaturas" para que a rodagem do Citroen de Cavaco até à ao Congresso da Figueira da Foz lhe abrisse a porta a mais de 30 anos no poder. E João Soares lembra como nem Eanes nem Cavaco foram entusiastas assumidos da entrada do país na Europa.
Por falar de Europa, João Soares não acredita que António Costa troque o atual Governo pela Europa. E Jardim espera que ele não vá, porque "não é um estadista". O ex-líder do PSD/Madeira também aponta o dedo ao seu partido - "as extremas direitas vêm da ausência de líderes carismáticos". E partilha com João Soares uma certa nostalgia do Bloco Central - "Talvez o país hoje fosse muito diferente se o PS e o PSD se tivessem entendido nas alturas certas".
Em 1985, Michkail Gorbachev chegou a líder na URSS. Cristiano Ronaldo nasceu na Madeira. O salário mínimo em Portugal subiu para 19 mil escudos (95 euros). E o país, 10 anos após o PREC, entrou no clube das democracias ocidentais.
50 anos de História: o que se tira das manchetes do Expresso para o debate que importa fazer hoje? Todas as semanas, ao longo de 2023, Ângela Silva, Cristina Figueiredo e Paulo Baldaia partem ano a ano com convidados especiais: políticos, economistas, artistas, figuras que marcam a sociedade portuguesa. Ao todo, 50 debates sobre 50 anos de Portugal. Sem dogmas, para pensar o mundo. Todas as sextas-feiras, com Liberdade para Pensar.