Desastres Naturais

Yusuf al-Qaradawi, clérigo islâmico “moderado”, um dos mais influentes do mundo (1926-2022)

Yusuf al-Qaradawi gozava de imensa popularidade no mundo Islâmico devido ao seu programa na Al Jazeera e era considerado “moderado” pelas fações mais radicais do Islão apesar de promover chicotadas públicas a homossexuais. Oiça o seu obituário escrito e narrado por António Araújo neste Desastres Naturais em podcast

Graeme Robertson

Um dos mais influentes clérigos islâmicos da atualidade, tido como moderado: entendia que os maridos batessem apenas levemente nas mulheres (e somente em última instância) e defendeu que os homossexuais e as lésbicas eram “pervetidos sexuais” e deveriam ser açoitados em público... mas não apedrejados. Posições que eram consideradas “frouxas” pela ala mais conservadora do Islão. Faleceu vítima de Covid aos 96 anos de idade.

De morte natural nunca ninguém morreu, dizia Jorge de Sena. Ainda assim, Desastres Naturais fala de mortes alheias, todas as semanas. Uns mais famosos do que outros, estrangeiros e nacionais, todos podem figurar nos obituários feitos por António Araújo. Com uma certeza, porém: só ouve quem estiver vivo. Ouça mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jlamorim@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas