Bloco de Leste

Contraofensiva? "Temos que ser cautelosos, os russos tiveram muito tempo para se entrincheirar"

Esta semana, no episódio do Bloco de Leste, olhamos para a sucessão de acontecimentos dos últimos dias, que indiciam que a contraofensiva ucraniana pode já estar no terreno. Está mesmo? E o que significa isso? A conversa é com Lívia Franco, da Universidade Católica. Uma nota adicional: A comentadora residente do Bloco de Leste vai apresentar esta quarta-feira na Feira do Livro de Lisboa a sua mais recente obra “Uma Família Monárquica na Guerra da República”. Fica a sugestão de leitura
Contraofensiva? "Temos que ser cautelosos, os russos tiveram muito tempo para se entrincheirar"

Martim Silva

Diretor-Adjunto

Contraofensiva? "Temos que ser cautelosos, os russos tiveram muito tempo para se entrincheirar"

Salomé Rita

Sonoplasta

Há notícias dando conta de ataques ucranianos em várias frentes. Será que isto quer dizer que é a contraofensiva que está em curso? É com esta pergunta que abre este episódio de Bloco de Leste, com Lívia Franco, da Universidade Católica.

A professora e investigadora olha para o significado destes avanços ucranianos e para o que podemos esperar da resposta russa ao longo de mais de mil quilómetros de linha da frente. Aqui fala-se de Belgorod, de drones, de Bakhmut, da barragem destruída, do Grupo Wagner e da contestação russa a Putin.

Este é o podcast semanal do Expresso dedicado à guerra na Ucrânia. Aqui, todas as semanas olhamos para o que de mais relevante se está a passar no conflito no Leste da Europa.

Procuramos ir além da espuma dos dias e ajudar os nossos ouvintes a navegar no nevoeiro da informação que nos chega em permanência sobre a maior guerra na Europa desde a II Guerra Mundial.

Nesta nova temporada do Bloco de Leste conto com a ajuda de duas das maiores especialistas nesse conflito, que nos habituámos a ler, ver e ouvir ao longo deste tempo. Elas são a Lívia Franco e a Sandra Fernandes, ambas investigadoras e professoras universitárias. Ouça aqui mais episódios:

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgsilva@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate