Esta conversa foi feita em casa de Mamadou Ba, logo após um debate sobre “Raça, Classes e Nação” que o dirigente do SOS Racismo teve com o historiador José Neves, na livraria “Tigre de Papel”. Na sua camisola pode ler-se em letras brancas garrafais a palavra “Peace” (Paz). Mas a sua vida nos últimos tempos não tem sido um bom exemplo disso. Mamadou explica que já mudou várias vezes de morada, para proteger a família, os dois filhos, porque alegadamente elementos da extrema-direita colocaram o endereço nas redes sociais junto com inúmeras ameaças. “Só falta um dia mandarem uma milícia vir buscar-me a casa e lincharem-me. Mas o medo não me paralisa.”
Voz crítica sobre o que chama de “silenciamento” ocorrido durante as primeiras semanas após a agressão e morte do estudante caboverdiano Giovani Rodrigues, em Bragança, Mamadou refuta os argumentos de quem afirma que é contraproducente insistir em encontrar motivos racistas em tudo.
“Nós no jargão anti-racista costumamos dizer que isto é um bocado a retórica do privilégio branco. É muito esclarecedor quando há uma pessoa branca que nos diz que nem tudo é racismo. É a lógica permanente da acusação da vitimização. E fazendo uma comparação agora com a questão de género. Nós sabemos que muitas vezes o que tem acontecido com o feminicídio é precisamente a indiferença ou a desvalorização das queixas das vítimas de agressão machista. Muitas vezes as pessoas dizem às mulheres vítimas de agressão machista: “Estás a exagerar” ou “aguenta-te”. E, esta desvalorização, é ilegítima e é até violenta e ofensiva. Ninguém na pele de um branco pode saber avaliar qual é o grau de violência que sofre uma pessoa racializada. Em qualquer circunstância que seja.”
Neste episódio, Mamadou chega a dar-nos música, sons que o acompanham desde sempre ou que o embalam na melancolia onde gosta de estar. Isto e muito mais para ouvir neste episódio do podcast “A Beleza das Pequenas Coisas”.
Desta vez a edição áudio é do Ruben Tiago Pereira e o genérico desta temporada é uma criação original do músico Luís Severo.
Mantemos o desafio a todos os ouvintes para que enviem as suas opiniões, sugestões, histórias e comentários para o seguinte email: abelezadaspequenascoisas@impresa.pt
Voltamos para a semana. Até lá, pratiquem a empatia e boas conversas!
Assinar no iTunes: http://apple.co/2mCAbq2
Assinar no Soundcloud: http://bit.ly/2nMRpRL
Estamos também no Spotify. Se usar Android, basta pesquisar A Beleza das Pequenas Coisas na sua aplicação.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: oemaildobernardomendonca@gmail.com