
Há uma gata branca com olhos de Bowie que nos cumprimenta à porta do apartamento. Nessa tarde estava um calor de ananases. Que ainda ficou mais abafada porque fechámos as janelas da sala para que o som dos carros não atropelasse a nossa conversa. Entre cigarros e duas limonadas frescas, preparadas e gentilmente servidas por Xana, estivemos uma hora a desvelar a história da maior rocker portuguesa que se deixou tomar pela filosofia e pelo gozo do pensamento e da especulação sobre a vida. Acaba de se doutorar com a tese “A Vertigem da Existência” e prepara-se para novo capítulo. Qual? É o mistério da sua existência. Ao todo os Rádio Macau gravaram oito discos. O último - “Oito” – foi gravado precisamente há 8 anos. Para quando um regresso dos Rádio Macau? “Não sei, é imprevisível. O real é o que não se espera, nem há lugar para o esperar.. Nada está determinado. Tudo pode acontecer. A vontade não se perdeu. Não estou zangada com a música, muito menos com os Rádio Macau. Continuam a ser os meus melhores amigos, são meus irmãos, tenho com eles uma relação fraterna. Mas agora as coisas ainda estão assim...”
Neste episódio estão inúmeras revelações e reflexões e, como não podia deixar de ser, música, muita música dos Rádio Macau, como alguns inéditos ou raridades da banda, incluídos no álbum “Space Monster”, editado pela Blitz. E depois há os clássicos que tantas vezes já dançámos. Como o “Anzol” ou “Elevador da Glória”. Há 33 anos, Alexandra Margarida Moreira Carmo subiu pela primeira vez a palco apresentando-se para o mundo como Xana. A Xana dos Rádio Macau. Agora apresenta-se como uma mulher determinada a realizar todos os projectos que lhe fizeram sentido. Desde que haja amor e vontade. O que a idade lhe tem ensinado? “Ensinou-me a ser mais tolerante. Não sou tão impulsiva. E gosto cada vez mais das pessoas. Acho que os seres humanos têm graça, com os seus disparates e loucura! Se fosse ET estava a olhar para a humanidade e achar-nos com graça. Somos seres criadores incríveis.”
Para ouvir este episódio, basta clicar na seta que se encontra no topo deste texto ou descarregar no iTunes ou Soundcloud.
O programa “A Beleza das Pequenas Coisas” conta com música dos Budda Power Blues.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: oemaildobernardomendonca@gmail.com