Exclusivo

Opinião

Know Your Customer (KYC): a importância da Inteligência Artificial no combate à criminalidade financeira

Know Your Customer (KYC): a importância da Inteligência Artificial no combate à criminalidade financeira

Mário Tavares da Silva

Associado do OBEGEF

A Inteligência Artificial permitirá, também, analisar, automaticamente, a entrada e saída dos montantes associados às múltiplas transações, identificando quaisquer anomalias nos dados fornecidos, sinalizando, com base numa gestão inteligente desses dados e com recurso a uma utilização precisa e confiável dos algoritmos, as transações, os clientes ou as comunicações suspeitas, suscetíveis de indiciar a prática de comportamentos fraudulentos

São múltiplos e significativos os riscos que as instituições financeiras enfrentam no plano do combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo.

Nesse universo de riscos assume especial importância o tema relativo à identificação do cliente, assente na ideia base de “conhece o teu cliente” (KYC ou “know your customer”). Esta elementar e não negligenciável condição assume, mais do que nunca, elevada criticidade na definição de estratégias adequadas e eficazes para a mitigação de riscos de eventos associados a prática de crimes financeiros, em particular os que se relacionam com a lavagem de dinheiro e com o financiamento ao terrorismo.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mrs1006@gmail.com

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate